Os Cristais Trazem Bem-Estar? Pra quem?

Onipresentes em perfis que falam de misticismo e bem-estar, os cristais movimentam uma indústria bilionária e pouco regulada, que viola os direitos humanos e destrói o meio ambiente.

Todo Mundo Quer

Os cristais começaram a se popularizar nos anos 1970 mas, na última década, viraram um fenômeno de consumo, impulsionados pela indústria do bem-estar e do misticismo.

Sede de Good Vibes

Só nos EUA, a demanda por essas pedras dobrou entre 2014 e 2018, segundo o The Guardian. Com a sede de good vibes gerada pela pandemia, a indústria cresceu 20% só em 2020, de acordo com a Bloomberg.

De Corpo e Alma

Além das pedrinhas que enfeitam altares e afins, os cristais estão por todos os lados: em luminárias, garrafas que “energizam” a água, “ovos” vaginais, massageadores faciais, colares, anéis...

Seta curva

De um lado, influenciadores e celebridades bombardeiam as redes com promessas de captação de boas energias, menos rugas e cura para diversos males.

Do outro, uma obscura cadeia produtiva que explora adultos e crianças para a extração das pedras em condições deploráveis, violando os direitos humanos e contribuindo para a destruição do meio ambiente na China, na Índia, no Brasil e na África. Ao lado,  dois adolescentes em uma escavação na região de Ibity, Madagáscar.

“Apesar desse crescimento explosivo, a forma como a indústria do cristal opera sempre esquivou um controle minucioso. Ainda não há certificação de comércio justo para cristais ou algo parecido com os esquemas de transparência que já controlam parte da extração de commodities como ouro e diamantes”.

Trecho de uma das reportagens mais aprofundadas já publicadas sobre o assunto, da jornalista Tess McClure, para o The Guardian

No Brasil, parte da extração dos cristais é feita em garimpos ilegais e está relacionada a invasões de terras indígenas, condições de trabalho análogas à escravidão, desmatamento de áreas de proteção ambiental etc.

Indústria Brasileira

“É sustentável usar algo que emprega crianças, que provoca mortes por soterramento de famílias inteiras, que deixa rastros de destruição e florestas desmatadas, pagando centavos para quem arrisca suas vidas sem opção, com a promessa de que isso gera cura ou benefícios energéticos?”