Manter a vida social bombando longe dos drinks é um dos maiores desafios de quem decide reduzir ou cortar o álcool. Veja nossas dicas pra se conectar com as pessoas de cara limpa.
ilustrações: eduardo gayotto
Fonte: Pesquisa Copo meio cheio (Go Magenta)
Pesquisas, como uma publicada na revista Psychological Science, comprovam o que a psicologia de boteco já intuía: beber realmente pode ajudar a construir laços sociais, reduzir as inibições e promover sentimentos de conexão.
Fonte: Alcohol and Group Formation: A Multimodal Investigation of the Effects of Alcohol on Emotion and Social Bonding (Psychological Science)
No começo, frequentar eventos sociais, dançar na pista ou manter o mesmo tipo de conversa profunda e sincerona que umas doses proporcionam pode requerer um esforço consciente. Mas a tendência é que as coisas fiquem mais naturais com o tempo. Além disso, a conexão que você constrói longe da bebida pode até ser mais autêntica.
Lilly Dancyger, escritora e autora de First Love: Essays on Friendship
Fonte: Pesquisa Copo Meio Cheio (Go Magenta)
Bebidas sem álcool como sucos, água com gás ou mocktails ajudam a manter algo em mãos e a sensação de estar participando.
Crie o hábito de propor outros tipos de programa: como passeios ao ar livre e rolês culturais. Se não der pra evitar a mesa do bar, sugira algum tipo de jogo. Isso tira o foco da bebida e cria um ambiente mais divertido pra você. Estar com pessoas que já conhecem suas escolhas pode ajudar a tornar o ambiente mais confortável.
Se o ambiente começar a ficar desconfortável, não hesite em sair mais cedo. Respeitar seus próprios limites é essencial.