Manter a vida social bombando longe dos drinks é um dos maiores desafios de quem decide reduzir ou cortar o álcool. Veja nossas dicas pra se conectar com as pessoas de cara limpa.

e está difícil socializar.

ilustrações: eduardo gayotto

Parei de beber

E agora?

Na sua rotina, você nem pensa nos drinks e se sente cada vez melhor por ter revisto sua relação com o álcool. Mas é só pintar aquele convite pra uma festa ou um jantar entre os amigos de sempre — a famosa turma do funil — que bancar sua decisão começa a ficar mais difícil. Está nesse momento?  Veja nossas dicas.

Manter uma  vida social ativa é a principal barreira pra reduzir ou cortar o consumo de álcool.

Fonte: Pesquisa Copo meio cheio (Go Magenta)

Pesquisas, como uma publicada na revista Psychological Science, comprovam o que a psicologia de boteco já intuía: beber realmente pode ajudar a construir laços sociais, reduzir as inibições e promover sentimentos de conexão.

amigos bebendo leite?

Fonte: Alcohol and Group Formation: A Multimodal Investigation of the Effects of Alcohol on Emotion and Social Bonding (Psychological Science)

Você não está só: todo mundo que está muito acostumado a usar o álcool como “lubrificante social” pode sentir falta desse efeito ao  trocar os drinks por água com gás.

No começo, frequentar eventos sociais, dançar na pista ou manter o mesmo tipo de conversa profunda e sincerona que umas doses proporcionam pode requerer um esforço consciente. Mas a tendência é que as coisas fiquem mais naturais com o tempo. Além disso, a conexão que você constrói longe da bebida pode  até ser mais autêntica.

é treino

Ver o quanto eu dependia do álcool pra me sentir próxima das pessoas que amo me deixou mais segura de que cortar a bebida foi a decisão certa. Eu odiava a ideia de precisar de uma substância pra algo tão essencial.

Lilly Dancyger, escritora e autora de First Love: Essays on Friendship

·   Receio de ser o chato do rolê. ·   Se incomodar com os bêbados. ·   Ter que ficar explicando por que você não bebe.

Desafios sociais comuns de quem moderou o álcool:

Fonte: Pesquisa Copo Meio Cheio  (Go Magenta)

Bebidas sem álcool como sucos, água com gás ou mocktails ajudam a manter algo em mãos e a sensação de estar participando.

mãos ocupadas

Crie o hábito de propor outros tipos de programa: como passeios ao ar livre e rolês culturais.  Se não der pra evitar a mesa do bar, sugira algum tipo de jogo. Isso tira o foco da bebida e cria um ambiente mais divertido pra você.  Estar com pessoas que já conhecem suas escolhas pode ajudar a tornar o ambiente mais confortável.

Encontrando os amigos:

Participar de grupos nos quais o foco não seja o consumo de álcool, como encontros de leitura e atividades esportivas, facilita encontrar novas amizades que compartilham dos mesmos interesses.

Sua turma só pensa em ir pro bar?

Se o ambiente começar a ficar desconfortável, não hesite em sair mais cedo. Respeitar seus próprios limites é essencial.

Fui!