Ficar Sentado É o Novo Fumar!

Ficar Sentado É o Novo Fumar!

Que ficar looongas horas na frente do computador pode dar dor nas costas — e nos joelhos, no pescoço... — todo mundo sabe. Mas estudos mostram que os riscos vão muito além.

Os números são bastante alarmantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% das pessoas tiveram ou terão incômodos na coluna lombar — e passar longas horas na frente do computador têm muito a ver com isso. Mas não se trata apenas de dor nas costas, o efeito mais óbvio e imediato. Segundo vários estudos científicos, ficar sentado muito tempo por dia é uma bomba-relógio para a saúde como um todo. Não à toa, para muitos especialistas, “ficar sentado é o novo fumar”.

Tudo Piora

Segundo um artigo publicado pela Harvard Medical School, uma crescente quantidade de evidências sugere que passar muitas horas sentado aumenta os riscos de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, trombose venosa profunda e síndrome metabólica.

Homus Sentadus

De acordo com estudo publicado na revista científica Stroke, as pessoas que relataram ficar sentadas mais de oito horas por dia e que não faziam atividade física tiveram um risco sete vezes maior de ter um derrame do que as que passaram até quatro horas paradas e 10 pelo menos minutos diários se exercitando.

Mas aí é que está: mesmo quem se exercita não está imune. “Os efeitos ruins para a saúde de ficar muito sentado não são anulados se você é fisicamente ativo”, explicou Stuart Biddle, professor de atividade física e saúde da University of Southern Queensland, no Reino Unido, ao The Telegraph. “São comportamentos separados, da mesma forma que ter uma dieta boa e fumar”.

Os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que ficar sentado por muito tempo tem consequências tão prejudiciais à saúde. Mas uma explicação possível é que isso relaxa os maiores músculos, que passam a absorver muito pouca glicose do sangue, aumentando os riscos de diabetes. Fora isso, prejudica o metabolismo da gordura e aumenta a inflamação do corpo.