Que é fofo e divertido ver os bichinhos praticando esses esportes, não há como negar. Mas será que eles também se divertem?

pets curtem surfar ou andar de skate?

pets curtem surfar ou andar de skate?

Foto: Joshedelsonphotography / AFP / Getty Images

É quase impossível não soltar um “awnnn” ao ser impactado por vídeos de doguinhos e outros bichos de estimação surfando ou andando de skate. Na Califórnia, existe até um campeonato mundial de surf pra cachorros e, no Brasil, temos o Bono, labrador que é pentacampeão mundial de surf dog. Mas será que praticar esses esportes faz bem pra eles?

Segundo a veterinária comportamentalista Rita Ericson, do podcast Bichos na Escuta, animais saudáveis podem sim praticar esportes, principalmente se eles demonstrarem interesse chegando perto dos equipamentos usados nas atividades ou, no caso do surf, curtirem se jogar no mar.

tá liberado

tá liberado

Foto: Dann Mcgregor

CALMA LÁ!

CALMA LÁ!

Mas não basta que o seu animalzinho tente subir no skate ou siga você até o mar pra concluir que ele quer praticar certo esporte. O vínculo afetivo de um pet com o seu dono costuma ser muito forte, e ele pode querer acompanhar você mesmo não estando confortável com a situação. Por isso, é importante analisar os sinais corporais e faciais.

“Lember os lábios, bocejar, evitar o olhar, virar a cabeça. São várias os sinais que os animais podem fazer pra demonstrar que não estão gostando de uma situação. Mas é claro que o contexto precisa ser observado, e é bom que um profissional com experiência na leitura da linguagem corporal dos animais faça essa avaliação.”

Rita Ericson, veterinária comportamentalista

Fotos de animais surfando ou andando de skate não são a melhor forma de analisar se um bichinho está curtindo ou não aquela atividade. Isso porque elas congelam um momento e não mostram tudo o que rolou antes ou depois. Por isso, ao ver uma dessas imagens nas redes, não dá pra concluir se o animal sofreu ou curtiu.

SEM CONCLUSÕES PRECIPITADAS

Foto: Mikako Maki

Quer introduzir seu pet a algum desses esportes? Um primeiro passo pode ser apresentar os equipamentos ou a praia desde cedo. Mas o recomendado é começar a prática dos esportes só após o primeiro ano, pra não atrapalhar o desenvolvimento corporal do bichinho. A partir daí, é motivar e ficar atento à linguagem corporal.

PASSO A PASSO

PASSO A PASSO

Vídeo: @bambooskates

> Usar equipamentos de proteção, como colete salva-vidas e óculos (no caso do surf). > Prestar atenção ao calor. > Não praticar em excesso, pois pode sobrecarregar as articulações. Tomar cuidado pra não rolar sustos ou traumas. > Estar sempre em contato com um profissional veterinário.

OUTROS CUIDADOS DE SEGURANÇA

Foto: Joshedelsonphotography / AFP / Getty Images

COM LEVEZA

COM LEVEZA

De acordo com Rita, o mais importante é nunca, jamais, forçar a barra. O objetivo é o animal ter sensações prazerosas e positivas associadas ao esporte. É pra ser uma brincadeira, não uma obrigação.

Foto: Joshedelsonphotography / AFP / Getty Images