As empresas que estão testando a semana de 4 dias úteis no Brasil trazem boas notícias. Aqui, a gente conta o que podemos aprender com elas.  

podemos  sextar  na quinta?

Desde janeiro, 21 empresas brasileiras estão adotando a  semana de 4 dias de trabalho, em um piloto  da 4 Day Week Brazil Os primeiros resultados desse experimento são animadores. Aqui, a gente conta o que  essa galera está fazendo pra dar certo, em nome de uma vida com maior equilíbrio entre lazer e trabalho.

PRINCIPAIS

INSIGHTS

64,5%

+ energia pra  realizar tarefas

diminuição  na exaustão

82,4%

50%

+ energia pra  amigos e família

menos  insônia

82,4%

62,7%

melhoria na execução de projetos

menos stress no trabalho

61,5%

Fonte: pesquisa feita por 4 Day  Week Brazil, 4 Day Week Global  e parceiros como FGV-EAESP  e Boston College

Essas empresas decidiram testar a semana de 4 dias justamente porque já têm lideranças mais abertas e flexíveis que acreditam numa cultura de bem-estar aliada aos resultados. Mas precisa haver um comprometimento  de todos pra dar certo: não é uma meta só da direção ou  do RH, é um projeto pra  todos aprenderem a  trabalhar de uma nova  forma, menos e melhor.

Renata Rivetti, fundadora da Reconnect Happiness at Work & Human Sustainability, que trouxe o piloto da 4 Day Week ao Brasil

PRINCIPAIS INIMIGOS

DA PRODUTIVIDADE

Reuniões ineficientes: longas, com gente demais e ausência dos tomadores de decisão. FALTA DE PLANEJAMENTO DE FLUXOS. Comunicação ineficiente: vários canais ao mesmo tempo, dificuldade de encontrar informação. Distrações: resposta de mensagens, interrupções.

Fonte: estudo The Cost of Interrupted  Work: More Speed and Stress da  University of California Irvine, nos EUA

Cada vez que você perde o foco no que está fazendo, demora, em média, 23 minutos e 15 segundos pra retomar a concentração  de antes da interrupção.

Tínhamos uma comunicação desorganizada, dispersa em várias plataformas. Reorganizamos esse fluxo, eliminando boa parte das distrações e interrupções. Mas muitos ajustes finos precisam ser feitos. Cada um do time lida de um jeito diferente é não da noite pro dia que se consegue mudar tantos hábitos antigos.

Claudia Carmello, sócia e diretora de criação e estratégia da Agência PiU Comunica, uma das empresas que está testando a semana de 4 dias

REDUZIR O NÚMERO DE REUNIÕES. Reorganizar as reuniões: práticas e objetivas, com pautas bem definidas, apenas com os tomadores de decisão. Agendar momentos de hiperfoco pra trabalhar sem interrupções. Utilizar ferramentas pra gerenciar interrupções: bloquear notificações ou até usar um cartão de “não perturbe” no presencial.

BOAS

PRÁTICAS

Tornar a comunicação mais eficiente: rever o que deve ser comunicado em cada canal e qual é o tempo esperado de resposta. Priorização de tarefas: definir o que é mais urgente e importante. Uso da Inteligência Artificial: agilizar tarefas burocráticas e operacionais.