O NOVO HYPE DA CHIA

O NOVO HYPE DA CHIA

Depois de um período na sombra de outros superalimentos da vez, a sementinha escura que gruda no dente está de volta. Entenda essa volta por cima.

Essas sementinhas escuras estão nos shakes, no topping do iogurte, na sopa, na casca do pão — e, claro, grudadinha no seu dente enfeitando o sorriso. Depois de perder terreno pra outras febres fit, a chia está de volta com tudo. Entenda se ela vale o hype.

CHUVA DE CHIA

De acordo com as estimativas da Grand View Research, empresa que avalia as tendências da indústria de alimentos, o mercado de sementes de chia deve crescer mais de 22% ao ano até 2025.

Originária do México, a chia já era usada pelos Astecas milhares de anos atrás, como oferenda aos deuses em cerimônias religiosas. Mas foi só nos anos 1970 que ficou famosa nos EUA e no mundo, com os Chia Pets, bonequinhos que existem até hoje, cujos pelos/cabelos são feitos de brotinhos da planta.

Nos anos 1990, as sementes diminutas começaram a ganhar fama no universo do bem-estar. Já nos anos 2000, passaram a marcar presença na prateleira dos superalimentos.

DE BRINQUEDO A ALIMENTO

O NOVO HYPE

O NOVO HYPE

Recentemente, a chia voltou a chamar a atenção graças aos supostos benefícios do “chuveiro interno”: um preparado à base de sementes de chia, água e limão que supostamente regula o intestino e ajuda na perda de peso. Na rede vizinha, a hashtag #internalshoewr tem mais de 160M de visualizações.

A semente de chia é um dos alimentos mais ricos em ômega-3, importante pra prevenir doenças cardiovasculares. Também contém proteínas, alta quantidade de fibra — o que ajuda a regular o intestino — e vários antioxidantes, aliados no combate aos radicais livres que danificam nossas células.

AJUDA A PERDER PESO?

A chia não faz ninguém perder peso só por ingeri-la. No entanto, o revestimento da semente ganha uma consistência gelatinosa e se expande dentro do estômago, o que aumenta e prolonga a sensação de saciedade.

BOM SENSO

Por mais saudável que seja a semente, ingeri-la em grande quantidade de uma só vez — como pode ser o caso de um “chuveiro interno” denso demais — pode prejudicar a digestão, causando desconforto, inchaço ou diarreia.

BOM SENSO