A isenção de visto pra brasileiros é o motivo mais evidente. Mas outros fatores estão levando mais gente a desejar viajar pro outro lado do mundo.
Desde setembro de 2023, o Japão deixou de exigir visto pra brasileiros, o que simplifica demais a viagem. Além disso, o Iene se desvalorizou nos últimos tempos, e o que antes era proibitivo virou um destino de primeira linha competitivo — e até mesmo vantajoso — em comparação com a Europa e os Estados Unidos.
foto: spencer sombrat / unsplash
Roberto Maxwell, jornalista e guia de turismo no Japão, editor da revista Tokyo Aijo
Foi bem antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio que o governo japonês iniciou o projeto de transformar o país em uma potência turística. Com a entrada em vigor da Lei de Promoção do Turismo, em 2006, a instalação de placas, sinais e anúncios em inglês tornou a vida do viajante bem mais fácil.
foto: dendy darma / unsplash
Os pais que curtiam Tokusatsu — Jaspion, Ultramen, Spectreman e afins —, hoje observam as novas gerações loucas por mangá, animê e desdobramentos como as competições de Beyblade Burst. Pra muitas famílias, portanto, o sonho já não é conhecer o reino de Mickey Mouse nos Estados Unidos.
Roberto Maxwell