A cantora que vai parar o RJ no sábado chegou no showbiz quando era tudo mato, vendeu 200 milhões de discos, quebrou todos os tabus possíveis e segue inabalável como rainha do pop.

porque amamos

madonna

madonna

Foto: Raph_ph / Wiki Commons

Madonna Louise Ciccone praticamente inventou o modelo de estrela pop que conhecemos hoje em dia, unindo dança, moda, teatralidade e marca pessoal. De Britney Spears a Beyoncé, de Taylor Swift a Lady Gaga, todas bebem ou beberam da fonte de Madonna. Todas.

ela fez antes

multimídia desde sempre

Foi uma das primeiras estrelas a explorar e dominar o formato videoclipe, que passou a ser a ferramenta número um de promoção dos artistas desde  o surgimento da MTV, em 1981. Também emplacou 20 filmes  como atriz e outros tantos  como produtora executiva, roteirista e diretora.  

·   Questionou o catolicismo. ·   Defendeu o direito ao aborto. ·   Escancarou sua nudez. ·   Falou publicamente sobre ter sido estuprada. ·   Expressa sua sexualidade abertamente. ·   É o maior ícone antietarismo.

quebrar o tabu  é com ela:

Foto: George Bekker  / Wiki Commons

Madonna em discurso demolidor e histórico contra o machismo e o etarismo no showbiz, no Billboard Women in Music 2016

As pessoas dizem que sou controversa, mas acho que a coisa mais controversa que já fiz  foi continuar aqui.

ABRAÇOU O ARCO-ÍRIS

Acolheu a comunidade LGBTQIA+ e militou pelos seus direitos muito antes que essa postura fizesse parte da cartilha das estrelas pop. E fez isso no auge da epidemia de AIDS, numa época em que a doença estava cercada de estigmas e preconceitos associados a essas pessoas.

Daniel Setti, jornalista e músico, no episódio sobre o álbum Madonna no novo podcast Do vinil ao streaming: 60 anos em 60 discos

Madonna, o álbum, marcou a entrada no mainstream de uma personagem da cena genuinamente underground nova-iorquina. Ela foi pra cidade, pastou e depois atingiu níveis estratosféricos de sucesso, popularidade e relevância cultural, como uma das artistas pop mais bem-sucedidas e influentes de todos os tempos.

ela fez  ser cool:

Dentes separados

Vestido de noiva

Crucifixo

Cabala

Antonio Banderas

Mulher musculosa

Yoga

Broadway

Lingerie como roupa

Sutiã de cone

Foto: Getty Images

Poder. Inovação. Identidade. Madonna combinou tudo isso em uma carreira singular na música, moda, cinema e muito mais, que ultrapassou fronteiras e destruiu o status quo.

Fonte: reportagem do The New York Times

Foto: Raph_ph / Wiki Commons