A gente ama a estação mais sexy do ano, você sabe. E aqui vão alguns motivos que justificam todo esse apego.
fotos: unsplash
ilustrações: eduardo gayotto
Verão também é celebrações de fim de ano, Natal, Réveillon, pré-Carnaval, lavagens, Carnaval, pós-Carnaval... E tudo isso vem acompanhado de muitos abraços, sorrisos e reencontros. Estar perto das pessoas queridas deixa a gente mais feliz e repercute até em uma saúde física melhor.
foto: natalia blauth / unsplash
Desse turbo na vida social também acaba resultando outra delícia: transamos mais no verão. As explicações biológicas vão da alta de determinadas substâncias girando por nossos corpos ao poder afrodisíaco do suor. Mas também é fato que mais tempo livre e menos roupa dão uma bela ajuda.
foto: mia harvey / unsplash
Pro ser humano, o calor sempre esteve vinculado à abundância: de frutas, de luz, de verde. Não à toa, em muitas partes do mundo, festas que celebram a colheita e a fertilidade acontecem nessa época. Ou seja, evoluímos com a ideia de que, com a chegada do verão, podemos nos preocupar menos e viver mais.
fotos: marcos paulo / unsplash
No verão, tudo conspira pra estarmos ao ar livre e em contato com a natureza. A sensação de calma que sentimos nessas ocasiões têm razão de ser: diversos estudos recentes constataram que a proximidade do verde reduz a pressão arterial e está relacionada a uma menor incidência de depressão e ansiedade.
A maior exposição à luz é outra explicação pra sensação de bem-estar no verão. Em contato com nossa pele, os raios solares desencadeiam reações que levam à síntese de vitamina D. Estar com essa substância em dia garante a absorção de cálcio pro nosso corpo.