O PESO DO TRAUMA

O PESO DO TRAUMA

Não é novidade que exercitar o corpo faz bem para a mente. Mas pesquisas recentes descobriram uma relação bem específica entre a musculação e o bem-estar psicológico, especialmente na melhora do stress pós-traumático (TSPT), um tipo de transtorno de ansiedade que pode afetar pessoas que passaram por algum trauma.

Pesquisadores ainda estão tentando entender melhor os mecanismos psicológicos e neurológicos por trás do uso da musculação como ferramenta terapêutica. Mas tudo indica que há uma relação direta entre a força física e a mental: o trauma causa desamparo, impotência e fraqueza. E o levantamento de peso ajuda a recuperar o vigor do corpo e da mente.

Mas, nos últimos anos, a comunidade dos puxadores de ferro está se tornando mais inclusiva e profissionais da saúde mental já começam a formalizar a musculação como uma ferramenta terapêutica. “Há algo no levantamento de peso que cria resiliência no corpo e no cérebro”, disse Chelsea Haverly, assistente social norte-americana e autora de um programa de educação sobre o trauma para personal trainers, ao New York Times.