Não se trata de assimilar, em silêncio, todos os perrengues que a vida apresenta, mas de avaliar se a queixa pode ser produtiva.

Quando reclamar

É natural reclamar de vez em quando: pra reivindicar direitos, quando algo não sai como planejado e até em busca de pertencimento. Mas se queixar constantemente pode nos colocar em um estado de negatividade crônica e “contagiar” as pessoas ao redor. Sabe a pessoa que parece ter uma nuvem escura pairando sobre a cabeça?

Do trânsito,

da chuva,

do calor,

do barulho: faz sentido reclamar o tempo todo de coisas que estão fora do seu

Reclamar tem um propósito importante quando indica que algo nas nossas vidas precisa mudar. Mas corremos o risco de nos prendermos a essa dinâmica, focando no que não queremos, em vez de buscar o que desejamos.

Kaia Roman, autora de The Joy Plan, livro no qual relata os efeitos de um “detox” de reclamações ao longo de 30 dias

Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, mostrou que reclamações crônicas geram efeitos fisiológicos. Através da repetição de sentimentos ruins, tristes e de impotência, o cérebro pode passar por uma reconfiguração neural que reforça padrões de pensamentos negativos.

negatividade

A repetição de ideias infelizes deixa pouco espaço pra pensamentos e sentimentos positivos, a exemplo de gratidão, admiração ou bem-estar. Com o tempo, os “reclamões” tornam-se viciados em negatividade, atraídos pelo drama que acompanha essa atitude.

Trecho da reportagem Managing a Chronic Complainer, da Harvard Business Review

reclamar

·   Quando a sua queixa tiver chance de gerar uma mudança. ·   Depois de entender o sentimento por trás dessa reclamação. ·   Como forma de expressar o que você está sentindo pra fazer um ajuste em um relacionamento ou uma situação. ·   Quando se tratar de uma maneira pra impor seus limites.

à toa por um período pode quebrar essa dinâmica. Ao longo desse “detox”, exercitar a gratidão pode ajudar a começar a encarar as coisas de uma forma mais positiva.

Fazer o exercício de 

Não há magia nas reclamações. Elas não melhoram o dia de ninguém e não ajudam em nenhuma situação. [...] Quando a tentação de reclamar surgir na sua mente, ao invés de expressá-la em voz alta, deixe passar. Dessa forma, permitimos que a nossa linguagem ajude a tornar o mundo mais mágico e pacífico.

Cleo Wade, poeta e escritora norte-americana