De segunda a sexta, sua agenda louca não deixa você se exercitar: o jeito é tirar o atraso no fim de semana. Isso funciona? Estudos recentes trazem boas notícias.

Ser atleta de fim de semana vale a pena?

ícones: iconcheese

Você bem que gostaria, mas a correria de segunda a sexta não deixa tempo pra atividades físicas — o que não costuma ser considerado ideal por profissionais da educação física.  No entanto, novas pesquisas conseguiram demonstrar que ser atleta de fim de semana pode trazer benefícios semelhantes aos de quem se exercita regularmente, do ponto de vista da saúde.

·   Redução significativa no risco de demência, assim como quem pratica exercícios regularmente. ·   Menos propensão a mais de 200 doenças, de problemas cardíacos a diabetes, em relação a pessoas sedentárias.

benefícios

do atleta de fim de semana:

Fontes: Associations of “Weekend Warrior” Physical Activity With Incident Disease and Cardiometabolic Health (Cirtulation); Associations of the ‘weekend warrior’ physical activity pattern with mild dementia: findings from the Mexico City Prospective Study (British Journal of Sports Medicine)

"Com sessões menos frequentes por semana você precisa se exercitar por mais tempo pra garantir  que ainda está atingindo a quantidade recomendada de atividade física.”

Shaan Khurshid, médico do Massachusetts General Hospital, nos EUA, responsável por um dos estudos recentes sobre o assunto, em entrevista ao The Guardian

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de

MINUTOS

150 a 130

150 a 130

de atividade física moderada por semana pra adultos e uma média de

MINUTOS

60

60

de atividade aeróbica moderada por dia  pra crianças e adolescentes.

Outros estudos já tinham demonstrado que, do ponto de vista da redução da mortalidade precoce, a maneira como você distribui o tempo de atividade física ao longo da semana não importa muito.

do jeito que der

Fonte: Moderate‐to‐Vigorous Physical Activity and All‐Cause Mortality: Do Bouts Matter? (National Library of Medicine)

Maior risco de lesões, como distensões musculares, tendinites, entre outras. ·   Possivelmente, menos resultado do ponto de vista estético, em comparação a quem se exercita assiduamente. ·   Riscos de problemas cardiovasculares em pessoas com predisposição — consulte um médico e um profissional de educação física antes de começar.

desvantagens

do atleta de fim de semana: