De segunda a sexta, sua agenda louca não deixa você se exercitar: o jeito é tirar o atraso no fim de semana. Isso funciona? Estudos recentes trazem boas notícias.
ícones: iconcheese
· Redução significativa no risco de demência, assim como quem pratica exercícios regularmente. · Menos propensão a mais de 200 doenças, de problemas cardíacos a diabetes, em relação a pessoas sedentárias.
Fontes: Associations of “Weekend Warrior” Physical Activity With Incident Disease and Cardiometabolic Health (Cirtulation); Associations of the ‘weekend warrior’ physical activity pattern with mild dementia: findings from the Mexico City Prospective Study (British Journal of Sports Medicine)
Shaan Khurshid, médico do Massachusetts General Hospital, nos EUA, responsável por um dos estudos recentes sobre o assunto, em entrevista ao The Guardian
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de
MINUTOS
de atividade física moderada por semana pra adultos e uma média de
MINUTOS
de atividade aeróbica moderada por dia pra crianças e adolescentes.
Outros estudos já tinham demonstrado que, do ponto de vista da redução da mortalidade precoce, a maneira como você distribui o tempo de atividade física ao longo da semana não importa muito.
Fonte: Moderate‐to‐Vigorous Physical Activity and All‐Cause Mortality: Do Bouts Matter? (National Library of Medicine)
Maior risco de lesões, como distensões musculares, tendinites, entre outras. · Possivelmente, menos resultado do ponto de vista estético, em comparação a quem se exercita assiduamente. · Riscos de problemas cardiovasculares em pessoas com predisposição — consulte um médico e um profissional de educação física antes de começar.