Uma reflexão sobre o sober shaming, termo em inglês que significa torrar a paciência das pessoas que optaram por se abster das bebidas alcoólicas.

parou de beber?

ilustrações: eduardo gayotto

Seu amigo

Deixe-o em paz.

Se você decidiu moderar a bebida, é bem provável que tenha sentido na pele o que é o sober shaming: discriminar, importunar ou segregar as pessoas abstêmias (ou quase), mesmo que em tom de brincadeira. Com base em uma pesquisa feita pela consultoria de pesquisa e estratégia Go Magenta, a gente discute os motivos pelos quais é preciso deixar em paz quem abandonou o álcool.

das pessoas que moderaram o consumo de bebidas alcoólicas considera o fato de ter que se explicar como a maior barreira.

das pessoas que moderam é questionada sobre  o porquê.

se sente desconfortável ao ter que explicar.

Fonte: Copo meio cheio (Go Magenta)

sober shaming

“Ah, só uma!” “Você está grávida?” “Está tomando algum remédio?” “Mas só hoje, vai?” “Entrou pra alguma religião?”

Por que — e pra quem — bebemos?

porque alguns momentos ou ocasiões pedem.

pra acompanhar amigos/familiares.

Fonte: Copo meio cheio (Go Magenta)

Se 62% dos consumidores de bebidas alcoólicas  já pensou em reduzir o consumo, por que  é tão comum questionar e incomodar as  pessoas quando  elas finalmente conseguem?

A moderação no consumo de bebida alcoólica de uma pessoa provoca uma reflexão em quem está ao redor. E isso incomoda.

Millennials > ressaca física: querem mais saúde e controlar o peso corporal. Geração Z > ressaca moral: preocupação com a reputação, consciência  da própria vulnerabilidade  e postura.

Me dê motivos...

Segundo a pesquisa, os principais benefícios apontados por quem moderou o consumo de bebidas alcoólicas foram, em primeiro lugar, mais saúde física (83%), seguido por mais disposição (78%) e melhora no sono (72%).

PAREI E GOSTEI