Conversar é uma arte que mistura carisma, gentileza, humor, cultura, sagacidade e muita noção pra sacar o  que o outro está sentindo. Como anda seu desempenho nas rodinhas?

Seu papo é bom?

Foto: /Ramdas Padhye / Indiapuppet / Wiki Commons

A Internet e as livrarias estão repletas de métodos que ensinam a falar em público profissionalmente ou a se comunicar de forma mais persuasiva. Mas saber bater um bom papo fora do ambiente de trabalho também é essencial pra viver em sociedade, fazer amigos e não ser aquela pessoa espalha-roda. Como anda sua habilidade  de conversar?

Pingue-pongue

Um papo bom se baseia na troca, com todos os participantes expondo ideias de forma equilibrada. Quem é craque nessa arte deve atuar como um mediador, passando a bola no momento certo e facilitando a intervenção de quem tem mais dificuldade de pedir a palavra.

Foto: Bill Baird and Charlemane / ABC Television / Wiki Commons

Se você é a única pessoa que ainda tem um prato cheio de comida, pare de falar.

Margaret Shepherd, autora de The Art of Civilized Conversation

Ingredientes de  um bom papo:

·  Charme ·  Cortesia ·  Escuta ·  Presença ·  Capacidade de inspirar

Mais de 2 mil anos atrás, o filósofo romano Marco Túlio Cícero, famoso por sua oratória, já dava a letra: seja gentil, trate com seriedade os assuntos graves e, graciosamente, os mais leves, nunca critique as pessoas pelas costas, não fale demais sobre você e, acima de tudo, nunca perca a paciência.

sempre funciona

Lembre-se dos nomes das pessoas — e os mencione vez ou outra —, seja um bom ouvinte e não interrompa.

Foto: Chrascared / Carla e Cecil / Wiki Commons

No clássico best-seller Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie ressalta a importância de se interessar genuinamente pelos interlocutores, de sorrir e de falar sobre assuntos que fazem sentido pra todos presentes. No fim das contas, fazer o outro se sentir importante é o segredo na hora de agradar.  

Alerta gafe! O que funciona na sua casa nem sempre é tiro e queda em outras cidades e países. Vale calibrar a distância confortável entre você e a outra pessoa segundo a cultura local, sacar se o contato físico é bem-vindo no meio do papo e adequar o volume da sua fala ao ambiente em questão.

conforme a música

Foto: Willie Tyler with Lester / Wiki Commons