Até a Marie Kondo desistiu de deixar tudo no lugar. Podemos relaxar um pouco?

SUA CASA TEM QUE SER IMPECÁVEL?

Manter a casa limpa e organizada é importante pra levar uma vida solar. Mas querer atingir a meta de deixar tudo impecável o tempo todo pode gerar ansiedade e frustração, especialmente pra quem convive com crianças pequenas ou pessoas menos metódicas. Recentemente, até a guru japonesa da organização Marie Kondo jogou a toalha — em público.

“Minha casa está bagunçada, mas a maneira como estou gastando meu tempo é melhor pra mim nesta fase da minha vida. Até agora, era uma arrumadeira profissional, então fazia o possível pra manter minha casa sempre em ordem. Eu meio que desisti disso. Agora percebo que o importante é aproveitar o tempo com meus filhos.”

Marie Kondo em um webinar pra divulgar seu novo livro.

OUTRO ENFOQUE

Quem assistiu a série Ordem na Casa com Marie Kondo, da Netflix, vai notar a mudança de tom em Marie Kondo’s Kurash at Home: How to Organize Your Space and Achieve Your Ideal Life, seu novo livro, no qual ela enfatiza a importância de limpar, também, “os espaços mentais e emocionais”.

OUTRAS PRIORIDADES

Segundo a nova versão de Kondo, quando o objetivo é fazer essa limpeza dos espaços emocionais, manter as roupas dobradas pode não ser tão importante quanto ouvir música pela manhã, fazer exercícios ou passar tempo com quem importa.

Porque vamos combinar: manter a casa impecável dá trabalho, toma tempo e é uma missão infinita.

DRAMA VIRGINIANO

A menos que você possa pagar alguém pra limpar e arrumar, falhar na missão de manter todas as coisas no lugar e sem pó o tempo todo é quase uma certeza. E isso pode gerar sentimentos de fracasso, culpa e ansiedade — especialmente nas mulheres, a quem costuma recair boa parte dessa tarefa.

Também vale saber que, em casos muito extremos, a “mania” de organização pode ser um dos sintomas do Transtorno Obsessivo Compulsivo, que causa um grande sofrimento psíquico. Mas atenção: querer manter as coisas no lugar não significa necessariamente que uma pessoa tem TOC. Longe disso.

COISAS DISTINTAS

BAGUNCINHA BOA

Com o aval de Marie Kondo, bora relaxar? Uma casa cheia de vida é aquela com livros lidos e remexidos; almofadas espalhadas pra dar conforto; taças de vinho na pia que lembram que a noite de ontem foi uma delícia e outras pequenas baguncinhas humanas que você pode, sim, deixar pra resolver depois, ou não.