O vilão da vez no nebuloso universo wellness das redes sociais tem um nome. Antes de embarcar em um suposto “detox”, vale se informar sobre o “hormônio do stress”.

tudo é culpa  do cortisol?

Rodando pelas redes sociais ultimamente, dá a sensação de que há um grande vilão ameaçando a nossa saúde. Dificuldade pra dormir, falta de foco, fadiga, tensão muscular, queda de cabelo, aumento de peso: esses e outros males têm sido atribuídos ao cortisol, conhecido como o “hormônio do stress”. Será que isso tem embasamento?

O cortisol regula a reação ao stress. Quando identificamos uma ameaça —psicológica ou física – o cérebro ativa as glândulas suprarrenais, que liberam a substância na corrente sanguínea. Isso faz com que o corpo se organize pra obter a energia necessária pra lutar ou fugir do perigo, aumentando a quantidade de glicose no sangue.

Arma secreta

O cortisol é seu amigo até o ponto em que  é excessivo.

Dr. Gregory Fricchione, chefe de psiquiatria do Massachusetts General Hospital e professor da Harvard Medical School, nos EUA, ao The New York Times

Fora dos momentos de stress, o corpo requer certa quantidade de cortisol pra calibrar a pressão arterial, combater a inflamação e regular o metabolismo. Por isso, a produção da substância segue um ciclo de 24 horas, conhecido como ritmo circadiano: começa a subir quando acordamos e vai baixando ao anoitecer.

stress crônico >  alto índice de cortisol constante > problemas de saúde

O índice alto de cortisol persistente está associado a aumento da pressão arterial e da glicemia, dor crônica, doenças autoimunes e doenças cardiovasculares

Sono e saúde mental:

Os desequilíbrios no cortisol também podem causar fadiga, irritabilidade e problemas relacionados ao sono.  Algumas condições de saúde mental, incluindo depressão  e transtorno de stress pós-traumático, também estão associadas ao excesso  a substância.

Isso não significa, necessariamente, que os desequilíbrios de cortisol sejam responsáveis por todas as doenças que as pessoas compartilham nas redes sociais. É natural querer descobrir o que está acontecendo com o seu corpo e desejar uma solução. Mas não é tão simples.

Nia Fogelman, pesquisadora do Yale Stress Center, dos EUA

Por mais que alguns suplementos ou alimentos possam ajudar, não existe fórmula mágica além de reduzir o stress. E isso passa tanto por fazer ajustes no estilo de vida e na rotina — o que pode ser complexo — quanto por abraçar hábitos saudáveis: praticar atividades físicas, meditar, respirar fundo,  estar em contato com a  natureza e descansar.

DETOX DE CORTISOL?