Basta acordar um dia de ressaca pra intuir que o goró faz mal pra saúde física e mental. Inúmeros estudos associam o consumo excessivo de álcool ao câncer, à insuficiência cardíaca, à diabetes, à depressão e várias outras doenças. É natural, portanto, que muita gente esteja revendo sua relação com a bebida. Na gringa, campanhas como “Janeiro Seco" e "Outubro Sóbrio” incentivam a ficar um mês sem beber. Mas será que isso funciona?

Beber regularmente afeta a qualidade do sono. Então, ao ficar limpo por um mês, é bem provável que você durma melhor. Mais energia, bom humor, mente mais “clara”, menos irritabilidade e até mais apetite sexual são possíveis consequências benéficas. Como o álcool também estimula a liberação de cortisol, o hormônio do stress, também é possível que você se sinta mais tranquilo e menos ansioso.

O principal benefício de ficar sóbrio por um mês é quebrar um hábito. Um mês sem bebida pode ser uma ótima oportunidade de reavaliar o seu relacionamento com o álcool. Obviamente, você voltará à estaca zero se fizer tudo igual depois de 30 dias. Mas algumas pessoas gostam tanto de sua nova versão à prova de pés na jaca e ressacas (e da grana economizada!), que acabam encarando esse mês como o começo de uma nova fase.