Novo estudo confirma aquilo que a gente sente no corpo e na alma depois de um mergulho na água salgada: a vida junto ao oceano melhor a nossa saúde.
foto: natalia blauth / unsplash
A pesquisa, liderada por Sandra Geiger, do Grupo de Psicologia Ambiental da Universidade de Viena, entrevistou mais de 15 mil pessoas na Austrália e em 14 países europeus, da França à Bulgária e chegou à conclusão de que esse benefício é democrático. Ou seja, não depende da situação econômica da pessoa ou do país em questão.
foto: shot by cerqueira / unsplash
Sandra Geiger, psicóloga
foto: natalia blauth / unsplash
Estar perto do oceano propicia a prática de exercícios físicos dentro e fora da água: natação, surf, remo, corrida, caminhada etc. Se mexer ajuda a reforçar a saúde cardiovascular e a fortalecer os músculos, entre muitos outros benefícios.
foto: thiago rocha / unsplash
A vida praiana também propicia a exposição ao sol, o que ajuda o corpo a produzir a vitamina D, essencial pra saúde dos ossos e o sistema imunológico. A água do mar também contém vários minerais que podem ajudar a curar doenças de pele e aliviar o desconforto causado pelo reumatismo, por exemplo.
foto: matheus vinicius / unsplash
O oceano também pode beneficiar significativamente a saúde mental. O simples ato de olhar pra aquela imensidão azul traz calma e relaxamento, amainando o stress e a ansiedade. O barulhinho das ondas ainda ajuda a dormir melhor.
foto: ian schneider / unsplash
Não mora na praia? Vale saber que o estudo apurou que não é só o mar que traz esses benefícios à saúde. Viver perto de lagos ou rios saudáveis pode ser igualmente bom pro corpo e a cabeça.
foto: igor augusto / unsplash