Até botar os pés dentro de casa, rola segurar a onda e tocar a vida. Mas, uma vez na sua zona de conforto, o que ficou represado vem à tona. Se identifica?

Você Desaba  no fim do dia?

ilustrações: eduardo gayotto / adobe firefly

É comum entre as crianças. Ao longo do dia, elas podem esgotar suas reservas de energia emocional e física controlando seus impulsos em ambientes escolares regidos por regras e protocolos. Mas, ao chegarem em casa, onde se sentem seguras, descarregam a frustração e o cansaço: choros, gritos, ataques de raiva. Com os adultos não é tão diferente assim.

Esse fenômeno infantil é chamado de colapso de contenção pós-escola, em tradução livre do inglês. Já no universo dos adultos, isso vem sendo definido como colapso de contenção pós-trabalho, um possível sintoma do burnout.

nome às coisas

O trabalho pode exigir muito de nós quando temos que equilibrar prioridades, administrar emoções e entregar resultados sólidos. Em alguns momentos, ficamos sem força de vontade e energia pra manter a paz e exercer contenção, e deixamos de ser capazes de manter tudo sob controle.

Jenny Maenpaa, psicoterapeuta especialista em ansiedade e burnout, ao Huffpost

Trabalhos que envolvem stress, pressão excessiva, ambientes tóxicos  e outras condições degradantes podem contribuir pra  que você desabe  no fim do dia.

Irritação. Reações impulsivas. Exaustão física e emocional. Sensação de estar mais sensível/frágil.

sintomas do colapso de contenção pós-trabalho:

Esses sintomas também são frequentemente associados à ansiedade, à depressão e outros transtornos. Mas se eles se manifestam de forma regular na mesma janela de tempo, no fim do expediente, podem estar diretamente relacionados ao trabalho.

com hora marcada

Diferente das crianças, um adulto que explode (ou implode) no fim do dia pode gerar mal estar nos relacionamentos e outros problemas.

Fazer micropausas ao  longo do dia. Ritual de passagem ao sair do trabalho: ouvir música ou passear com o cachorro, por exemplo. Buscar momentos de silêncio, nem que seja tomando banho. Procurar assistência psicológica.

pode ajudar