Pro ser humano urbano ocidental, ficar nessa postura costuma ser sinônimo de sofrência. Mas estudos recentes indicam que vale o esforço em benefício da saúde. 

você deveria ler isso de cócoras

foto: flickr commons

Não é de hoje que as redes sociais estão repletas de gente de cócoras. Um tempinho atrás, por exemplo, um desafio lançado pelo “guru do movimento” Ido Portal fez meio mundo descer até o chão. Mas o que pode haver de tão positivo em ficar nessa postura que, pra muitas pessoas do mundo ocidental, é tão incômoda?

homus acocoradus

foto: flickr commons

Bem antes de o sofá e a cadeira do escritório se tornarem praticamente extensões do nosso corpo, o ser humano passava grande parte de seu tempo de cócoras: pra alimentar o fogo, preparar seu alimento, executar tarefas manuais, fazer suas necessidades etc.

Algumas culturas são, sabiamente, arraigadas a essa posição até hoje, principalmente na Ásia e na África. Graças a isso, pesquisadores dos EUA conseguiram relacionar o hábito de ficar de cócoras (ao invés de sentar) com uma melhor saúde metabólica e cardíaca. Ao que tudo indica, isso tem a ver com o fato de ser uma posição de repouso que, ao mesmo tempo, requer uma atividade muscular.

homus sentadus

Enquanto isso, no mundo urbano ocidental, ficamos de cócoras instintivamente antes de aprender a andar e, pouco a pouco, vamos nos rendendo às cadeiras até o ponto de, por falta de prática, perdermos a capacidade de permanecer nessa posição — ou de fazer isso sem sofrência.

foto: alvin mahmudov / unsplash

bomba relógio

Segundo um artigo da Harvard Medical School, nos EUA, uma crescente quantidade de evidências sugere que passar muitas horas sentado aumenta os riscos de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, trombose venosa profunda e síndrome metabólica. Não à toa, pra muitos especialistas, “é o novo fumar”.

ilustração: eduardo gayotto

VÁRIOS BENEFÍCIOS

Passar algum tempo por dia de cócoras é uma das maneiras de compensar as horas sentadas, já que ajuda a descomprimir a coluna, aumenta a liberdade e amplitude de movimento dos quadris, dos joelhos e do tornozelo, além de reforçar o assoalho pélvico e os músculos da região.

foto: pure julia / unsplash

A posição usada pelo ser humano na hora de fazer suas necessidades desde tempos imemoriais também melhora o trânsito intestinal e evita a constipação. Isso porque, ao ficarmos de cócoras, conseguimos um ângulo mais propício pra evacuar — não é à toa que muitas culturas adotam o vaso sanitário no chão, conhecido como bacia turca.

VAMOS COM CALMA

Se você tem dificuldade pra ficar de cócoras, não é de uma hora pra outra que vai fazer isso com a naturalidade de um vietnamita. Em primeiro lugar, entenda se essa prática é boa pra você com a ajuda de algum profissional qualificado e comece aos poucos pra não correr o risco de se machucar.

foto: flickr commons