ESTÁ FALTANDO CRIATIVIDADE NAS VIAGENS

ESTÁ FALTANDO CRIATIVIDADE NAS VIAGENS

Um manifesto por mais diversidade ao escolhermos destinos pra visitar, pela jornalista Luísa Ferreira, autora do Guia de viagens pra dentro e pra fora.

Há cerca de 2,5 milhões de cidades no mundo. Ainda assim, o levantamento mais recente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo revelou que de 1,4 bilhão de viagens internacionais feitas em um ano, mais de 36% tinham como destino uma das 300 cidades mais populares. Está na hora de sairmos do óbvio ao escolhermos pra onde viajar, não?

"NÃO AGUENTO TANTOS TURISTAS!"

"NÃO AGUENTO TANTOS TURISTAS!"

disse  o turista, indignado.

O excesso de gente nos destinos mais badalados pode ser até ser chato pra quem visita, mas o buraco é mais embaixo. Muitas vezes, o Overtourism (turismo em excesso) traz prejuízos ambientais, sociais e econômicos para os lugares. Por outro lado, muitas experiências de viagem que não aparecem em guias turísticos estão disponíveis só aos que se abrem para elas.

MARIA NÃO VAI COM AS OUTRAS

MARIA NÃO VAI COM AS OUTRAS

Muitos clichês do turismo têm sua razão de ser, mas esse planeta é imenso — e interessantíssimo! Que tal ir além dos destinos clássicos e da moda e exercitar a curiosidade? Viajando pra lugares fora da rota habitual você chega sem tantas ideias preconcebidas e curte a delícia de se surpreender. Bônus: fugir das muvucas e economizar.

GANHA-GANHA

GANHA-GANHA

Ao expandir o conceito de viagem para além dos pontos turísticos tradicionais e visuais instagramáveis, a gente nota que todo lugar tem seus encantos. E muitos deles se beneficiam com nossa presença, não só pelo incentivo econômico, mas também pela valorização da cultura local.

TURISTA GENTE BOA

TURISTA GENTE BOA

Vale lembrar: é nossa  obrigação preservar os lugares que visitamos, sejam eles badalados ou não. Ninguém curte visita sem noção.