Por mais que a vida ande muito corrida, vale a pena fazer um esforço e adotar certas estratégias pra manter as pessoas queridas por perto.
sente algum nível de solidão (1)
afirma não ter amigos (2)
tem apenas um amigo próximo (2)
Fontes: 1. The Global State of Social Connections (Gallup e Meta); 2. Pesquisa PoderData 2023
Pra maioria de nós, o que pega não é a falta de amizade, mas essa sensação de que, na vida atual, uma quantidade enorme de fatores precisam se alinhar pra que encontros aconteçam.
( ) Rotina agitada. ( ) Prioridades diferentes. ( ) Excesso de demandas sociais e tecnológicas. ( ) Fadiga mental e emocional. ( ) Distância geográfica. ( ) Conflito de horários. ( ) Ciclos de vida diferentes. ( ) Falta de planejamento. ( ) Exigências familiares.
Segundo Kasley Killam, cientista social e autora do livro The Art and Science of Connection, a estratégia mais eficiente pra vencer os impasses da vida social é colocar as amizades no “piloto automático”, agendando encontros regulares. Por exemplo: criar uma tradição de almoçar todo dia 12 do mês, ou se encontrar na praia a cada domingo.
Jeffrey Hall, professor de estudos de comunicação na Universidade de Kansas, nos EUA, em entrevista ao The New York Times
Seus amigos andam sumidos? Em vez de ficar esperando algum convite chegar, tome a iniciativa. Esse é um dos ensinamentos do livro The Joy of Connections, de Ruth Westheimer, a famosa terapeuta sexual que acabou se tornando uma embaixadora contra a solidão nos Estados Unidos.