Dicas pra fazer bom  proveito desses (necessários) momentos de introspecção.

Você sabe ficar a sós com seus pensamentos?

Com tanto entretenimento e informação sempre ao alcance de um click, está cada vez mais difícil abrir espaço pro silêncio (incômodo?) que deixa você a sós com o barulho dos seus pensamentos. Mas tirar um tempo pra ouvir o que está rolando dentro da sua cabeça pode trazer vários benefícios.

Se deparar com lembranças desagradáveis.

Revirar memórias tristes.

Remoer discussões.

Estragar o tempo livre que poderia ser de descanso ou tranquilidade.

No entanto, um estudo recente da American Psychological Association revelou que pensar  em pessoas e memórias significativas é mais agradável  do que jogar videogame, navegar pelas redes sociais ou enviar  mensagens de texto.

Pensar por prazer

“Ao trabalhar sem distrações, nossas mentes podem sonhar, imaginar, resolver problemas e criar — além de nos permitir saborear memórias agradáveis, estabelecer metas, refletir sobre nossas vidas e nutrir  o entusiasmo pelo futuro. É preciso dar espaço pra ter esse tipo de percepção.”

Ethan Kross, psicólogo, professor da Universidade de Michigan e autor de A voz  na sua cabeça: Como reduzir o ruído mental e transformar nosso crítico interno em maior aliado, à Vox

E o que fazer quando os pensamentos negativos pintarem? Encarar de frente, de preferência sem ficar ruminando, mas com um olhar objetivo. O que dá pra aprender com essa experiência negativa que veio à tona?

sol e sombra