Pesquisas apontam que os centros de fitness estão entre os espaços de socialização favoritos da Geração Z. O que isso quer dizer?

Você socializa na academia?

foto:  Broke Cagle  / unsplash

Sua academia anda mais cheia? Pesquisas apontam que os centros de fitness estão se tornando os espaços favoritos de socialização da galera que nasceu depois de 1995. Até aí, nada novo: na novela Malhação, lançada em 1996, a trama já era sobre ir pro treino pra ver gente, flertar e conversar.  Mas o novo fenômeno tem particularidades — e até preocupa os donos  desses lugares.

considera o fitness uma "prioridade  muito alta".

Geração Z  na academia

Você socializa na academia?

56%

50%

afirma que o fitness é uma parte essencial da sua identidade.

30%

frequenta regularmente academias — entre a população adulta total a média varia entre 15-25%.

Fonte: Future of Wellness (McKinsey)

O treino de força foi o exercício mais citado pelos entrevistados da Geração Z em uma pesquisa da CivicScience. Num momento em que conhecer gente nova ao vivo anda meio complicado, circular entre os aparelhos é uma maneira fácil de se botar pra jogo — com gente que, supostamente, tem pelo menos um interesse em comum: puxar ferro.

podemos revezar?

foto: Broke Cagler / unsplash

Você socializa na academia?

A Geração Z olha pra musculação como um ponto de socialização, mas a ideia de que os músculos em dia vão permitir correr, andar e tomar banho no futuro tem tudo a ver com esse público, preocupado em garantir autonomia e independência como dois pilares fundamentais de invenção da própria vida.

Michel Alcoforado, antropólogo, em Pra onde vamos (CBN)

Em comparação com as modalidades que fizeram sucesso no passado em academias — Step, Aeróbica, Spinning e afins —, a musculação permite duas coisas essenciais pra esse momento: a possibilidade de conversar e de usar o celular pra registrar a performance.

tá pago

Você socializa na academia?

foto: getty images  / unsplash

Você socializa na academia?

·   Menos álcool.

geração fitness:

·   Menos rolês noturnos.

·   Mais programas diurnos.

·   Maior preocupação com a saúde.

·   Boom do autocuidado pós-pandemia.

Você socializa na academia?

foto: Broke Cagler / unsplash

Além de numerosos, os mais jovens também são mais assíduos na musculação do que gerações passadas. Contraditoriamente,  isso já preocupa as academias, uma vez  que o modelo de  negócio sempre foi baseado na matemática do ‘muitos pagam e poucos vão’. E agora?