Só vence quem se propõe encarar desafios constantemente?  Ou será que rola descansar nesse lugar quentinho?

Credo ou que delícia?

Zona de conforto

Zona de conforto

Você também cansou de ouvir que “a vida começa no fim da sua zona de conforto”?

Ou, então, que “nada cresce dentro da zona de conforto”? De onde vem tanta urgência de sair desse lugar? 

Aonde isso nos leva?

Fazer transição de carreira, terminar um relacionamento, mudar de cidade, empreender: frequentemente, atingir seus objetivos e ampliar horizontes requer encarar algum nível de desconforto. E lidar com isso é importante pra construir resiliência e autoconfiança.

lá fora

Acontece que sair da zona de conforto também pode trazer incerteza, medo, ansiedade e stress. E nem sempre estamos com disposição pra isso.

O conceito de zona de conforto está enraizado na teoria — altamente contestada — dos psicólogos Robert M. Yerkes e John Dillingham Dodson, datada de 1908, segundo a qual o desempenho melhora à medida que o stress aumenta. Caiu como uma luva pro capitalismo.

Só o stress constrói?

Nunca é suficiente?

cultura da performance > sair da zona de conforto > alto nível de stress constante > burnout

Num mundo em que o nosso tempo e atenção são cada vez mais exigidos, as nossas zonas de conforto funcionam como espaços previsíveis de domínio, onde podemos procurar refúgio quando o stress se torna excessivo, agindo como recipientes pra reforçar a confiança, ganhar impulso e pensar com clareza.

Melody Wilding, autora de Trust Yourself e professora de comportamento humano na Hunter College de Nova York, ao The Guardian

Ao reconhecer e respeitar a sua zona de conforto, é possível identificar quando uma situação ameaça o seu bem-estar e voltar ao lugar onde sente segurança psicológica.

Quero mesmo assumir esse desafio? Esse desconforto vai me trazer algo de bom? Quero provar que posso pra mim ou pra outra pessoa? Consigo suportar esse stress agora?

Pra pensar: