Vibes

Ghosting entre amigos: como lidar?

Por
Adriana Setti
true

Não é só date lixo que desaparece sem deixar rastro. E, quando rola no plano da amizade, o sumiço pode ser até mais doloroso. Como superar?

Ghosting é aquele sumiço sem explicação. Puf! Bomba de fumaça. Sem aviso prévio, a pessoa corta unilateralmente a comunicação, não responde mensagens e, em casos mais extremos, bloqueia você nas redes sociais. Isso já é quase um clichê nos dates contemporâneos, mas também rola entre amigos e, nesse caso, pode ser ainda mais entristecedor e inesperado. Aqui, a gente tenta dar uma mão pra você entender e superar.

Coração partido

Um estudo recente do departamento de psicologia da Universidade da Georgia, nos EUA, descobriu que as pessoas costumam se sentir tão magoadas quando um amigo desaparece quanto ao perder de vista uma pessoa com a qual tinha um relacionamento. Menos debatido (e esperado), o ghosting entre amigos pode ser mais difícil de superar.

Fotos: Yana Hurska / Unsplash

Vale mais uma tentativa

Segundo explicou a psicóloga Marisa Franco, especialista em amizades, ao New York Times, tomar (mais uma) iniciativa de entrar em contato pode ajudar a entender que a relação realmente acabou. Mesmo que você nunca receba uma resposta, a sensação de ter feito a sua parte ajuda a interromper o “ciclo de ruminação”. O primeiro passo pra superar é normalizar: em um estudo do Dartmouth College, nos EUA, 39% dos participantes relataram ter sofrido ghosting de amizade. E, segundo um estudo da Holanda, as pessoas adultas tendem a perder cerca de metade dos amigos a cada sete anos de vida. O número pode até parecer exagerado, mas a real é que, com os anos, muita gente vai caindo na famosa “peneira da amizade”.

Salva-vidas

Parte do incômodo do ghosting entre amigos vem da sensação de não ter o controle da situação. Uma forma de amenizar esse desconforto é buscar o colo de quem você sabe que nunca vai deixá-lo na mão.

Não é sobre você

Também ajuda pensar que, muitas vezes, o problema realmente não era com você. Problemas de saúde mental, crenças religiosas, distância física prolongada, novos relacionamentos e muitos outros fatores podem estar por trás de um ghosting, não necessariamente algo que você tenha feito ou dito.

abandono-pagina
No Thanks