Abreviação de nepotismo com bebê, o termo viralizou nas redes sociais e deixou escancarado como, em Hollywood, tem muito filho de alguém importante, que é filho de alguém importante, que é…
Não é de hoje que o nepotismo rege o universo dos famosos — e vários outros setores da sociedade. Mas, recentemente, a Gen Z descobriu que muitos membros da nova geração de Hollywood estão ligados por uma rede (quase) invisível de parentescos. E um termo viralizou nas redes sociais: nepo baby.



Já ouvi esse sobrenome
Uma produção que deu munição pra esse assunto foi o curta-metragem Let Me Go (The Right Way), escrito pelo filho de Stephen King, dirigido pela filha de Steven Spielberg e estrelado pelo filho de Sean Penn. Mas essa não é uma exceção, e nem uma novidade — alô Liza Minnelli, Jane Fonda, Michael Douglas, Sofia Coppola…
Na mídia desde sempre
Nem saíram do útero e essas crianças já são famosas — lembra da comoção quando a Xuxa anunciou que estava grávida da Sasha? Festa de aniversário, idas ao shopping, se parecer fisicamente (ou não) com os pais: qualquer besteira sobre os “filhos de” vira notícia. Mas essa realidade tomou novas proporções com as redes sociais.

Influencer nato
Ter um sobrenome famoso e aparecer na mídia desde criança pode trazer milhares, ou até milhões, de seguidores. Ou seja, além de ter um pai, uma mãe ou um parente pronto pra encurtar o caminho, ainda aparece uma galera do nada pra acompanhar o dia a dia dos nepo babies. E hoje, a gente sabe, alcance é — mais — dinheiro.
É claro que muita gente ficou incomodada com as piadas com tom de denúncia em torno do assunto. A atriz e modelo Zoë Kravitz, filha de Lenny Kravitz e Lisa Bonet, disse sentir “profunda insegurança” com o termo. Já o cineasta Owen Kline, filho de Kevin Kline e Phoebe Cates, afirmou ao The Guardian que “ninguém leva você a sério” quando se tem pais famosos.

Porta de entrada
Vivendo atualmente a protagonista da série da HBO The Idol, desde o início da carreira, a atriz e modelo Lily-Rose Depp — filha de Johnny Depp e Vanessa Paradis — é muito questionada sobre o assunto. Certa vez, Lily afirmou que, se você for filho de famosos, “talvez consiga uma porta de entrada, mas é só isso. Há muito trabalho que vem depois”.
De fato, muitos nepo babies são talentosos e bons no que fazem. No entanto, não dá pra negar que, seguindo ou não a carreira dos pais, essas pessoas sempre estarão muuuito à frente de outras, seja por oportunidades financeiras, experiências ou pelo destaque que nós, como sociedade, damos a esses pequenos herdeiros — pra amar ou odiar.
Privilégio hereditário
Apesar de não dar pra culpar uma pessoa por ter nascido em certa família, dá pra entender as piadas e a desconfiança destinadas a essa galera. Afinal, muita gente incrível fica sem oportunidade por não ter os mesmos “contatos”, o que faz com que tanto Hollywood quanto vários outros espaços continuem sendo muito pouco diversos.