Nossas antidicas pro seu sonho de passar a temporada mais caliente na capital catalã não virar um pesadelo.
Além de gente suada e aberta pro que der e vier, o verão de Barcelona, na Espanha, tem coisas incríveis, a exemplo do festival Grec e do Cruïlla, cujos ingressos os locais ainda conseguem comprar. Mas a estação vem com um índice de pegadinhas mais alto que a temperatura nas estações de metrô. Aqui, a gente lista o que você não deve fazer. Mas antes, um recado: o apelido da cidade é Barna. Barça é o time.


As Ramblas do planeta
Se esse calçadão já é mico em qualquer época do ano, no verão é ainda pior. Ok, há belos edifícios ao redor, mas de resto nada presta, a começar pelos restaurantes, bares e afins, que nenhum morador da cidade jamais pisou. Apenas fuja e embrenhe-se nos bairros adjacentes, o Raval e o Gótico.


Flamenco
Olé! Entenda: Barcelona não é a terra do flamenco. Esse ritmo é emblemático do sul da Espanha e pouco tem a ver com a cultura catalã. Se houver um espetáculo de dança ou canto de um artista renomado em cartaz, pode se jogar. Mas os shows que rolam nas imediações das Ramblas são caros e fraquinhos. O típico pega-turista.


Sem ingresso, sem reserva, sem noção
Se você pretende entrar nas atrações mais disputadas de Barcelona — Sagrada Família, La Pedrera, Museu Picasso, Museu do Barça, etc. — compre ingresso com hora marcada. Caso contrário, você vai amargar uma fila pavorosa e pode até ficar de fora. O mesmo vale pra restaurantes hypados e acomodação: reserve com antecedência.


Park Güell é mico
A entrada do parque projetada por Gaudí é bonita? Sim. Mas tem tanta gente que rolam filas quilométricas pra tirar foto com a famosa salamandra. Fora isso, é longe, fora de mão e faz um calor desgraçado. Mais vale conhecer em outra época ou desencanar. Faz questão? Pelo menos compre entrada com antecedência e vá cedinho.


Briga, tumulto, guerra: La Boqueria
O Mercado de la Boqueria tem sua poesia, claro, mas fica lotado demais no verão, os vendedores são indóceis com os turistas e conseguir lugar nos botecos é tarefa pra gladiadores. Outros mercados lindos da cidade são mais legais pra conhecer, comprar e comer: de Sant Antoni, del Ninot, de Santa Caterina…


Carteiras voadoras
Barcelona é uma das capitais europeias da bateção de carteira e o verão é a época mais crítica. Nunca ande com objetos de valor no bolso de trás, coloque sua bolsa no colo no restaurante, não deixe o celular em cima de mesas na calçada e fique triplamente atento no metrô, nos festivais e outros lugares muvucados.


No vamos a la playa
As praias de Barcelona servem pra ver gente, dar um pulo no mar e pegar um sol. Mas quanto mais longe do centro, melhor. A da Barceloneta é lotada e sujinha. Bogatell, Mar Bella e Nova Mar Bella são melhorzinhas. Mas os locais costumam sair da cidade. De trem, você chega a lugares gostosos em menos de uma hora.