viagem

Onde é verão agora: 24 horas na Cidade do Cabo

Por Laura Cesar -

A Cidade do Cabo é um destino vibrante à beira-mar que, entre montanhas e oceano, esparrama-se harmoniosamente unindo opostos – trilhas, parques, vinícolas e praias badaladas contrastam-se com seus museus, igrejas e bairros coloniais repletos de casinhas coloridas. A cena cosmopolita não fica de fora e se revela na diversidade de bares, restaurantes, lojas e programação cultural.

É dentro desse cenário de extremos e paisagens peculiares que descobrimos na segunda maior cidade da África do Sul, com 3,5 milhões de habitantes, um lugar com eterno espírito solar: o calendário de estações acompanha o nosso – o verão acontece entre dezembro e março. São os meses mais quentes do ano, com o termômetro alcançando 29ºC, e pouca chuva.

Há muito o que aproveitar por lá, por isso montamos um roteiro equilibrado, que oscila entre a efervescência cultural e a natureza; a história e o presente. Mas claro, sempre priorizando os programas que aproveitem o clima quente e a brisa do Atlântico Sul.

Orchard Juice & Health Bar
Foto: Reprodução Instagram

9h

Café da manhã refrescante no Orchard Juice

Conhecido por servir os melhores smoothies da cidade, o Orchard Juice & Health Bar é um refúgio tropical. Uma infinidade de frutas que, combinadas entre si, formam deliciosos sucos, vitaminas e bowls no estilo havaiano. O local é uma opção saudável e natural para começar o dia com shot extra de energia. Além das bebidas refrescantes, o health bar oferece uma variedade de wraps e sanduíches, tudo com preço justo.
211 Long St
orchardonlong.co.za


Lion's Head Cape Town
Foto: Laura Cesar

10h30

Trilha até o topo da Lion's Head

Não saia da capital sul-africana sem antes apreciar a cidade do alto de uma de suas majestosas montanhas. A sua natureza árida e selvagem, que se divide entre terra e mar, encanta ainda mais quando vista de cima. Se tiver tempo e disposição, aproveite todas as trilhas que a cidade oferece. Mas caso queira encarar apenas uma caminhada, deixe a icônica Table Mountain para subir de bonde, e aposte sem hesitar na trilha da Lion’s Head, que é mais curta (uma média de 1 hora até o topo, caminhando num ritmo calmo) e te dá uma visão 360° da cidade. Não esqueça da água, lanche leve e protetor solar. A subida cansa, mas garantimos: a paisagem compensa cada suor.


Mojo Market Cape Town
Foto: Divulgação

13h

Almoço no Mojo Market

Há dezenas de mercados gastronômicos espalhados por Cape Town, mas é difícil encontrar um tão completo como o Mojo Market. Além das trinta lojinhas de comidas e bebidas variadas, a feira com vista incrível para o mar também conta com estandes de artistas locais e outras atrações que dão um gostinho do que é o lifestyle de Sea Point, o bairro à beira-mar mais famoso da cidade. Todos os dias músicos convidados agitam a casa e completam a experiência gastronômica com performances especiais.O line-up da semana é sempre divulgada pelas redes sociais.
30 Regent Road, Sea Point
mojomarket.co.za


Boop-Kap Cape Town
Foto: Kentreloar/Unsplash

15h

Passeio na colorida Bo-Kaap

Além das charmosas – e instagramáveis – casas coloridas ao pé do Signal Hill, o Bo-Kaap, um dos bairros mais antigos da cidade, preserva as tradições, origens e a (longa) história dos Capes Malay - comunidade multicultural descendente de escravos javaneses, indianos e imigrantes muçulmanos. Para ter um gosto da história local, o Bo-Kaap Cooking Tour mergulha na vida, comida e cultura dos “Malaios do Cabo”, oferecendo aulas práticas de culinária que revelam os segredos por trás de pratos tradicionais, como os samosas (uma espécie de mini-pastel triangular) e dhaltjies (massa à base de grão de bico, espinafre e açafrão). Depois de passeio histórico, a experiência rola dentro da casa de Zaine, uma das moradoras mais antigas do bairro e cheia de histórias pra contar.
bokaapcookingtour.co.za


Galileo Open Air Cinema Cape Town
Foto: Divulgação

17h30

Cinema ao ar livre

Imagine reunir os amigos em cenários paradisíacos para assistir aos clássicos do cinema sob um céu estrelado. Essa é a proposta do Galileo Open Air Cinema, que durante o verão ocupa os principais pontos da cidade para proporcionar experiências cinematográficas inesquecíveis. Do Jardim Botânico às vinícolas de Cape Town, à partir das 18h, as primeiras cenas começam a passar no enorme telão. Compre o ingresso antes, chegue cedo, escolha um lugar estratégico, pegue uma coberta e desfrute as opções gastronômicas instaladas no evento.
thegalileo.co.za


The Crypt Jazz Cape Town
Foto: Gregory Franz/Divulgação

21h

Jantar com jazz no subsolo da Catedral St. George

Depois do filme, que tal curtir o restante da noite numa experiência inusitada no coração de Cape Town? O subsolo da Catedral St. Georges abriga um dos restaurantes mais exóticos da cidade e é destino certo dos amantes do jazz e da boa gastronomia. De terça a sábado, o The Crypt traz bandas ao vivo e serve jantar num ambiente charmoso com mais de um século de história.
1 Wale St & Adderley Street, Cape Town City Centre
thecryptjazz.com