tendência

Em breve não precisaremos mais mais de cilindros pra respirar embaixo d'água

Por Mariana Caldas -

Imagina o dia em que simplesmente não vamos precisar de grandes tanques de oxigênio para nadar por horas e horas a fio embaixo d’água. Ele vai ser mesmo muito lindo. E o melhor de tudo, pode chegar muito antes do que a gente espera.

large (2)

“Cristal do Aquaman” é como foi batizado o material, que mais parece uma obra de arte, criado por cientistas dinamarqueses que promete revolucionar a forma como nos relacionamos com a água.

large (5)

O nome científico desta criação que já nasceu preciosa é 2H2O. E ela é capaz de armazenar uma concentração impressionante de oxigênio, 160 vezes maior do que a atmosfera, que tem 21% de O2 na sua composição.

large (3)

Assim, pequenos grãos desta substância de consistência esponjosa seria suficiente para um mergulhador passar horas no mar, sem precisar de nada mais. E também garantiria um dia inteiro de um paciente que precisa de aparelhos para respirar.

large (6)

O cobalto é o grande estruturador molecular que faz com que seja possível absorver o oxigênio do ambiente ao redor.

Por enquanto o maior labirinto é descobrir como sintetizar grandes quantidades do cristal porque a complexidade de sua fórmula faz com que a sua reprodução seja muito complicada.

Mal podemos esperar!

royal-blue-med