Tendências

Verão 2017: o guia definitivo da nova moda carioca

Por - 19/10/2016

O fim do Fashion Rio tirou os holofotes da moda carioca por algum tempo, o que não significou que o segmento estava parado. A onda de um novo empreendedorismo somada à veia criativa da cidade juntaram força para driblar de qualquer obstáculo que o Rio poderia estar enfrentando, afinal, abrir uma loja nas calçadas da Zona Sul nunca foi tão inacessível como agora.

Uma das soluções destes jovens empreendedores foi fazer o que lhes era mais natural: usar as redes sociais como suas principais vitrines e ferramentas de relacionamento com clientes e amigos.

Também ajudou nesse cenário a proliferação de feiras independentes ocorrendo ao mesmo tempo na cidade. Paralelamente, diversas multimarcas perceberam esse movimento e decidiram focar suas curadorias no talento desses neocriadores.

Algumas grifes chegaram com tudo e vem fazendo a cabeça dos cariocas, caso da Haight Clothing, de Marcella Franklin, com sua moda praia super cool e minimalista; e a exuberante, multicolorida e lisérgica The Paradise, da dupla Thomaz Azulay e Patrick Doering. Outros, como os óculos de madeira dos meninos da Zerezes e os calçados da ODDE se juntaram para abrir lojas no Shopping Rio Sul e no Fashion Mall. Além das meninas da Bazis, que estão com duas unidades próprias e uma legião de clientes fiéis.

Esse cenário fervilhante fez com que novos eventos de moda surgissem na cidade. O mais importante deles, o Veste Rio, que começou nesta semana, já está em sua segunda edição. Pensando nesse momento solar,  o The Summer Hunter decidiu fazer um grande guia para quem quer ficar por dentro do que vem rolando de mais legal no Rio e se preparar para o verão que bate a porta.

AS MARCAS

mocha-moda-the-summer-hunterMocha
A dupla Liliane Taira e Ana Voss criaram a marca com nome de café árabe, indo na contramão do fast fashion do hiperconsumo, valorizando uma elegância que vai além da estética. Hoje a marca vem ganhando o Brasil e já vende, inclusive, na Austrália e no Japão.
@mocha.br
mocha.com.br
facebook.com/mocha.brasil

wyman-00470008Wymann
A estilista suíça Raquel Wymann é a responsável pela marca super elegante e brasileiríssima, que já fez uma parceria com a multimarcas Os/On e uma coleção exclusiva para a Casa Ipanema. A marca já está a venda também em São Paulo, Nova York e Londres.
@_wymann
wymann.com.br
facebook.com/wymannofficial

HANDRED_INV_2015Handred
A marca de André Namitala nasceu em 2013 com foco no público masculino. Mais recentemente expandiu o seu leque para todos os gêneros, com suas peças que misturam referências tropicais com uma pegada minimalista e urbana.
@handred.rio
handred.com.br
facebook.com/handred.rio

verkko-moda-the-summer-hunter-1Verkko
A proposta da estilista Thaís Delgado é criar uma moda descomplicada, minimalista. Quem sabe por isso vem fazendo tanto sucesso entre as cariocas mais descoladas que buscam um estilo único e atemporal.
@_verkko_
verkkostore.com.br
facebook.com/verkkostore

svetlana-moda-the-summer-hunterSvetlana
Depois de passar por marcas como Moschino, Jean-Paul Gaultier e Stella McCartney, a designer Mariana Iacia decidiu abrir sua própria marca, contemporânea, independente e vegan-friendly. Curiosidade: o nome exótico vem de um álbum de fotos comprado em um sebo em Nova York, que pertencia a uma mulher chamada Svetlana Vladisavljevic.
@akasvetlana
akasvetlana.com
facebook.com/akasvetlana

aro-moda-the-summer-hunter-3Aro Swimwear
A modelagem ousada, inspirada nos anos 1980, faz referência a um dos objetivos da marca, que é resgatar o protagonismo do Rio como grande referência da moda praia. Para construir a segunda coleção, Danielle Cavalher e Isadora Ferrari se juntaram à ilustradora ucraniana Alina Zamanova, conhecida por trabalhos sobre o “feio”. Ousadas.
@aroswimwear
aroswimwear.com.br
facebook.com/aroswimwear

wasabi-moda-the-summer-hunter-1-copyWasabi
A moda encontra as artes plásticas nas coleções colaborativas da Wasabi, que já lançou coleções com artistas de galerias como a Fortes Vilaça,  em São Paulo, por exemplo. E é desses encontros inusitados que resultam peças autênticas, elegantes, vibrantes e, claro, muito autorais.
@usewasabi
wasabi.net.br
facebook.com/usewasabi

benta-moda-the-summer-hunterBenta Studio
Gabriela Garcia e Maitê Larceda são responsáveis por essa marca supercolorida, alegre e tropical, com peças femininas e charmosas, assim como a sua loja no Jardim Botânico. A foto que abre este post, de autoria de Bruno Rodrigues, é do último desfile deles.
@bentastudio
bentastudio.com
facebook.com/BentaStudio

cabron-moda-the-summer-hunterCabron
A moda masculina tem crescido no Rio, mas ainda são poucas as grifes que realmente se destacam. A Cabron é urbana, autêntica, repleta de referências à arte e – amém! – não se limita aos batidos códigos de surfwear.
@Cabronbrasil
cabron.com.br
facebook.com/cabronbrasil

non-brand-moda-the-summer-hunterThe Non Brand
Como a própria (não)marca se define, a The Non Brand oferece ”roupas atemporais para uma vida mais consciente”. As peças minimalistas e superconfortáveis propõem um streetwear carioca também fora dos estereótipos praianos, com alfaiataria fresca e um olhar jovem para a moda masculina.
@thenonbrand
thenonbrand.com
facebook.com/thenonbrand

ONDE COMPRAR

malha-moda-the-summer-hunterMalha
André Carvalhal é um dos responsáveis pelo empreendimento mais legal do ano. Na Rua General Bruce, em São Cristóvão, ele criou o primeiro espaço de co-working e cosewing (ou co-costura, em português) da cidade. Além de diversas oficinas, palestras e cursos, a Malha também realiza uma feira com as marcas residentes e atualmente tem uma pop-up store no Rio Design Barra, que ficará aberta até novembro.
@malha.cc
malha.cc
facebook.com/malha.cc

clusterO Cluster
A feira ocorre, em média, uma vez por mês e raramente repete o local da edição anterior. O foco é essencialmente criatividade e moda –  e sempre há novidades. Recentemente o evento se expandiu para outras cidades do Brasil. Programão imperdível!
facebook.com/ocluster
ocluster.com.br

kalioubi-moda-the-summer-hunter-2Galeria Frey Kalioubi
Em um prédio antigo na Praça Tiradentes, no Centro, a galeria cool do alemão Amran Frey é referência em novas marcas de roupa, acessórios e vende até livros da simpática Editora Cobogó. Vale ficar atento também para as feiras e eventos culturais, normalmente gratuitos.
@freykalioubi
freykalioubi.com.br
facebook.com/FreyKalioubi

dona-coisa-moda-the-summer-hunterDona Coisa
Roupas e acessórios – muitas vezes exclusivos – são os principais produtos dessa loja supercharmosa que também fica no Jardim Botânico. Dica: no segundo andar são servidas comidas deliciosas!
@donacoisa
facebook.com/donacoisa
donacoisa.com.br

behring-moda-the-summer-hunterAntiga Fábrica da Behring
Essa antiga fábrica de chocolates em Santo Cristo foi ocupada há alguns anos por artistas. Agora tornou-se destino obrigatório na cidade, não só pelo lugar em si – que lembra os prédios abandonados do leste de Berlim –, mas por abrigar editoras, ateliês, brechós e novos designers.
facebook.com/fabricabhering
fabricabhering.com

E MAIS…

Os/On
Trata-se de um dos espaços mais famosos da Casa Soma – um co-working no Jardim Botânico focado em moda e design, que também recebe a Brir e a Acervo Collection. A loja é tão queridinha das cariocas que já até fez uma coleção em parceria com uma das marcas vendidas por lá, a Wymann.
@os_on
oson.com.br
facebook.com/osonstore

O Grito Bazar
O produtor de moda Thiago Neves é o responsável pelo bazar vintage mais famoso do Rio. O Grito acontece, em geral, uma vez por mês, seja em algum evento próprio ou feira, mas sempre com uma curadoria única de peças autênticas e um clima bastante despojado.
@ogritobazar
facebook.com/oogritobazar

Populares