Vibes

Areia de praia contaminada: como saber?

Por
Adriana Setti
true

Entenda por que não é só a água imprópria pra banho que pode arruinar o seu verão.

Chegar a uma praia e topar com uma bandeira vermelha avisando que o mar está impróprio pra banho é um grande mico. Mas o que pouca gente sabe é que, mesmo ficando fora da água, você pode acabar tendo problemas de saúde devido à poluição. E mais: nem sempre uma praia própria pra banho é garantia de areia limpa. Você também corre o risco de pegar uma micose, uma verminose ou alguma bactéria com potencial de estragar o seu verão. Aqui, a gente explica por que isso acontece e como se livrar dessa.

Invadindo sua praia

Especialmente em praias urbanas, é comum que a areia esteja contaminada com Escherichia coli, uma bactéria presente em fezes de pessoas e animais que pode causar gastroenterite, vômitos e até infecção urinária. A areia também pode transmitir doenças como micoses, salmonella, conjuntivites e verminoses, a exemplo do bicho geográfico.

Areia de praia contaminada: como saber?
Foto: Abbie Bernet/Unsplash

Calma que piora

Pesquisa recente mostrou que sedimentos de plásticos atraem bactérias e outros vetores e os tornam suscetíveis a genes resistentes a antibióticos. Ou seja, o microplástico presente na areia também engrossa o caldo da contaminação.

Por todo lado

Pra que se tenha uma ideia de como a contaminação da areia é um problema frequente, em um levantamento feito em novembro na cidade do Rio de Janeiro, nenhuma faixa da orla foi considerada boa ou ótima. Só a Praia do Diabo e o Piscinão de Ramos tinham qualidade de areia regular.

praia do rio de janeiro muito poluída
reprodução / prefeitura rio
areia de praia poluída
dustan woodhouse/unsplash

Falta de saneamento

Ainda que os frequentadores das praias possam contribuir com a poluição da areia de várias formas, a contaminação por bactérias e outros microorganismos que provocam doenças geralmente vem do esgoto escoado por galerias pluviais ou de rios poluídos. O pior momento pra pisar na areia, portanto, é depois de uma chuva forte.

Sem croquete

Isso quer dizer que você deve deixar de ir à praia? Não. Mas, definitivamente, não é uma boa usar a areia de um pico muito movimentado como esfoliante ou rolar até virar croquete. Pra sentar, é melhor trazer uma cadeira ou, pelo menos, canga ou toalha.

areia de praia poluída com criança brincando
monica gozalo/unsplash

Cuidado com as crianças

Quem leva a pior nessa história são as crianças, que curtem brincar de castelinho, de se enterrar, de guerrinha e, muitas vezes, acabam engolindo um pouco ou esfregando os olhos com as mãozinhas sujas.

Pra evitar se dar mal neste verão (e sempre), tome uma ducha depois de sair do mar ou ter um contato intenso com a areia e troque, o antes possível, as roupas de banho molhadas, que costumam acumular areia e pressioná-la contra a pele e a zona genital.

Saiba mais:
Esgoto, micose, verme: os riscos de se enterrar ou sujar com areia da praia (VivaBem/Uol); A duas semanas do verão, piora a qualidade da areia nas praias do Rio (Veja Rio); Poluição por microplásticos aumenta resistência humana a antibióticos (Metrópoles)

abandono-pagina
No Thanks