Vibes

Maneiras simples e eficazes de reduzir a quantidade de lixo no seu dia a dia

Por
Júlia Flores
Em parceria com

Pequenas atitudes no cotidiano que nos ajudam a reduzir a quantidade de lixo no dia a dia.

Ao contrário do que muita gente supõe, dá pra ser mais correto ambientalmente sem precisar de uma mudança radical na rotina. Com práticas descomplicadas — como comprar apenas produtos com embalagem em refil e alimentos a granel — é possível diminuir nossa produção diária de lixo. Pra ajudá-lo a criar uma rotina possível e consciente, listamos, junto com a marca japonesa de skincare Bioré, alguns passos eco-friendly. Curte Bioré? Então vem de refil!

Crédito: Sandra Seitamaa / Unsplash

Em bares e restaurantes, prefira a água da casa ao invés da de garrafa

É seu direito e faz bem para o planeta (sem contar a economia). De acordo com o Censo da Reciclagem do PET no BR publicado em 2020, mais de 311 mil toneladas de embalagens de plástico foram recicladas no país no ano de 2019. O problema é que esse número diz respeito apenas aos 55% do total de materiais descartados. Ou seja: os 45% restantes não passaram por um processo de reaproveitamento. Optando pela água da casa você ajuda a frear esse desperdício.

Crédito: Robert Anasch / Unsplash

Lixo? Tô fora! Compre alimentos a granel como chás, grãos, cereais, castanhas…

Nada de pacotinhos de snacks se você está pensando em ter uma vida mais eco-friendly: vá de alimentos a granel! Em feiras e lojas especializadas nesse tipo de oferta, você consegue comprar grãos, cereais, castanhas e chás em grandes e pequenas quantidades. Além do benefício ao meio ambiente, é mais barato.

Crédito: Mart Production / Pexels

Modere nos apps de delivery: prefira buscar as refeições diretamente nos restaurantes

Pedir comida em casa virou um ritual diário durante a pandemia. Dados da Statista provam que nos tornamos o país que mais usa o serviço de delivery (48,77%) na América Latina. O problema principal deste hábito está no excesso de embalagens (a maioria não reciclável) enviadas ao cliente. Para evitar o desperdício, modere na quantidade de pedidos e crie o hábito de ir ao restaurante buscar a própria comida.

Crédito: Maria Ilves / Unsplash

Sempre carregue seu copo, canudo, garrafa e talheres reutilizáveis – bye bye, lixo!

Carregue sempre seu próprio copo, canudo, garrafa, talheres e outros itens reutilizáveis a tiracolo. Não pesa (tanto) na bolsa ou na mochila e ainda evita que mais plástico seja desperdiçado. Hoje em dia há opções descoladas, compactas e fáceis de limpar desses utensílios — como os canudos feitos de aço inox. Não tem desculpa!

Crédito: Media Modifier / Unsplash

Tenha uma ecobag pra chamar de sua

Caso você ainda não tenha aderido à moda da ecobag, te damos aquele empurrãozinho. Além de estiloso, o acessório substitui as sacolas plásticas na hora da feira e do mercado. Xô, lixo desnecessário.

Crédito: Aj Garcia / Unsplash

Vai tomar café na rua? Pense duas vezes antes de pedir que o copo venha com tampa

Talvez você não tenha parado para refletir sobre o assunto, mas até mesmo o seu caramel latte macchiato pode se tornar um vilão contra a natureza. Acessórios extras como a tampa e o protetor de temperatura são, de certa forma, desnecessários e só poluem mais o ambiente. Aliás, atenção: uma pesquisa do Journal of the American Chemical Society identificou que as tampas feitas de plástico preto (muito comuns hoje em dia) se degradam de forma menos eficiente que o plástico branco, por conta dos corantes.

Crédito: Noemie Roussel / Unsplash

Aposte na moda circular

A produção têxtil é responsável por até 10% das emissões globais de efeito estufa. Isso sem falar nas “roupas velhas”… só o Brasil gera 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano e 80% desse descarte vai parar em lixões e aterros sanitários ao invés de ser reaproveitado. Tem coisa mais cafona do que ser irresponsável com o planeta? Compre roupas de segunda mão, faça trocas com amigas e aposte em peças de tecidos orgânicos para ter um guarda-roupa eco-friendly. Ser consciente nunca sai de moda!

Evite o uso de descartáveis, preferindo marcas que oferecem a possibilidade de refil

E por falar em desperdício, estudos da WWF mostram que somos o 4º maior produtor de lixo plástico no planeta. Feio, né? Esta pesquisa indica ainda que, se nada for feito, duplicaremos o volume de poluição plástica até 2030. É hora de reverter o jogo. Por isso, a segunda dica da lista é escolher marcas que oferecem a possibilidade de produtos em refil.De embalagens de comida a cosméticos de skincare, há opções de sobra: A marca japonesa de skincare Bioré, já presente no mercado brasileiro, tem várias opções de refis, que reduzem os resíduos plásticos em até 90%. busque pela hashtag #vamosderefilbioré e acesse Bioré Brasil para saber mais sobre a linha de refis Bioré.


#VamosdeRefilBioré

Dá pra ser mais correto ambientalmente sem precisar de uma mudança radical na rotina. Curte Bioré? Então vem de REFIL!
abandono-pagina
No Thanks