Vibes

Você sabe usar protetor solar?

Por
Adriana Setti
Em parceria com

Saiba como e por que é importante usar protetor solar e proteger a pele, não só na praia e na piscina, mas no dia a dia — faça chuva ou faça sol.

Qualquer adulto dos trópicos tem noção de que ir à praia ou ficar na piscina sem protetor solar pode dar muito ruim. Por outro lado, a maioria não protege a pele como deveria no dia a dia. Segundo uma pesquisa da Mintel, apenas 33% dos brasileiros usam protetor solar diariamente, enquanto 17% têm o hábito de aplicar só quando faz sol e 16% nunca se protegem. Saiba como fazer direitinho:

Todo dia é dia

Você sabe mesmo usar protetor solar?

Passar protetor é como tomar banho: tem que fazer todo dia, chova ou faça sol, seja inverno ou verão, já que os raios UVA e UVB atuam sobre a pele mesmo quando o tempo está ruim. “Ah, mas nem vou sair de casa”. Pois saiba que a luz azul, emitida pelas telas, pode oxidar o colágeno, além de favorecer o aparecimento de manchas.

Passa e repassa

Pra que o protetor cumpra a sua função, é preciso reaplicá-lo a cada 2 horas. Vai fazer uma pausa do trabalho? Repasse. Como a ideia é que isso se torne um hábito prazeroso de autocuidado, é importante escolher um produto com textura leve, que não esfarele com a reaplicação.

Foco no processo

A forma como você aplica o protetor também conta. O objetivo é aplicar uma camada generosa que cubra toda a pele exposta de forma homogênea. No rosto, é preciso ser bem detalhista, espalhando o protetor até a raiz do cabelo, sem — nunca, jamais — esquecer do pescoço, da nuca e das orelhas.

O FSP certo do protetor solar

Todos os tipos e cores de pele precisam de proteção diariamente. Quanto maior o Fator de Proteção Solar (FPS), melhor. Mas atenção: ninguém que queira prevenir doenças e outros problemas de pele deveria usar FPS inferior a 30.

O protetor solar tem que dar match

Também é importante escolher um protetor compatível com o seu tipo de pele — de preferência um que tenha efeito antioxidante e antipoluição. Quem tem tendência à acne, por exemplo, precisa de um produto que reduza a oleosidade, não dilate os poros e crie um efeito mate.

Vários em um

Você sabe mesmo usar protetor solar?

Pra peles mais maduras, vale apostar em fórmulas que reduzam os sinais do envelhecimento, preservando o colágeno e a firmeza, além de proporcionar um tom e uma textura mais uniformes.

Made in Brasil

É essencial apostar em um produto que tenha sido testado em brasileiros e feito para o nosso clima. Ou seja, protetores que não alterem a cor da pele, deixem manchas esbranquiçadas ou fiquem pegajosos no calor.


O Boticário

Falta pouco, mas não precisa esperar! Uma vida solar passa por proteger a pele 365 dias ao ano com a BOTI.SUN, linha solar do Boticário pensada pra todos os tons de pele dos brasileiros.
abandono-pagina
No Thanks