Tendências

Tudo foi feito pelo sol: Carla Lamarca e suas joias inspiradas no Cosmos

Por - 17/09/2015

Os encantos da apresentadora, modelo e agora joalheira Carla Lamarca ultrapassaram a televisão. Fascinada por astronomia, ela batizou de Cosmos a primeira coleção de joias desenvolvidas por ela para a sua própria marca, a LAMA. “Tenho um lado superhippie. E a matéria-prima que uso vem do cosmos, né? São pedras, metais… Então para mim fez todo sentido começar com uma coleção sobre a origem de tudo”, diz. São anéis, colares, brincos e braceletes em prata e ouro, feitos em tiragem pequeníssima no ateliê que montou em casa. Por enquanto, vendidas apenas online no site lamajewelry.co. Ah, em breve a Carla também deve voltar a dar as caras na tevê: ela está gravando um programa que fala de moda e música para o canal E! ainda sem data de estreia.

O que você espera que as mulheres sintam ao usar as suas joias?
Espero que elas gostem de usá-las tanto quanto eu gosto de fazê-las. Acho que as joias da LAMA carregam uma modernidade combinada com um pouco de misticismo das pedras e é esse o espírito de quem usa: uma mulher moderna e ao mesmo tempo ligada à natureza.

Qual o conceito da LAMA? Tem algo exclusivo, um tipo de material, uma história por trás de cada peça?
Eu comecei a fazer joias por hobby, pois queria desenvolver algum tipo de trabalho manual. O processo de começar a ter aulas de ourives até pensar em vender uma primeira peça foi superorgânico – não parei e pensei “agora vou ter uma marca de joias”. O conceito é bem simples: são peças que eu gostaria de usar, baseadas no que eu acho bonito e estou com vontade de fazer no momento. Só que não faço só pra mim mais, faço para os outros também. Não tenho uma tiragem grande de cada modelo, é tudo meio exclusivo, sou eu mesma que faço e não tenho a pretensão de me tornar uma marca grande, de produção industrializada. Gosto de trabalhos handmade, valorizo isso.

carla-lamarca-joais-lama-handmade-6

Você dedica-se a fazer joias apenas em prata e ouro. Por quê?
Por que são os materiais que eu sei trabalhar e, claro, por que gosto muito deles também. Acho a prata o metal mais bonito, que passa por algo mais casual até uma joia mais fina, para a noite por exemplo. Eu sou muito assim, gosto de joia que não tem cara de joia, sabe? E esses materiais possibilitam isso.

E quanto às pedras, como é feita a escolha? Quais são suas favoritas?
Procuro pedras que combinem com a ideia da peça que quero fazer, que passem o significado e a beleza para formar um conjunto harmônico com o design. Mas tenho minhas preferidas que, pra mim, combinam demais com o estilo da LAMA e que uso sem dó. São elas: a labradorita, a pedra da lua, a opala e a turquesa. Amo a versatilidade dessas pedras, são multifacetadas tanto na cor como nas nuances. Nunca uma é exatamente igual a outra. E eu adoro isso.

carla-lamarca-joais-lama-handmade-5

Elas são feitas apenas sob encomenda?
Não. Dá pra comprar online no site da LAMA, lamajewelry.co, e também no casaquetem.com.br

Quando, exatamente, a LAMA começou?
Aí você me pegou. Não sei dizer exatamente, por que comecei aos poucos e fui incluindo peças que tem o mesmo universo até ter uma mini coleção de fato.

Cosmo Collection é a sua primeira coleção? Pode explicar o conceito?
É sim. Sempre tive fascinação por astronomia, tenho um lado superhippie. E a matéria-prima que uso vem do cosmos, né? São pedras, metais… Então para mim fez todo sentido começar com uma coleção sobre a origem de tudo.

carla-lamarca-joais-lama-handmade-4

Você tem uma preocupação com a procedência da matéria-prima?
Claro, procuro pedras que sejam extraídas e lapidadas eticamente . E só trabalho com pedras naturais, nada sintético.

Hoje a LAMA é somente você ou tem mais gente envolvida?
Sou só eu mesma e meu cravador/mentor maravilhoso, o Milsom.

O que as joias da LAMA têm que as outras pequenas labels não têm?
A LAMA tem um viés moderno e delicado. Eu só faço peças que eu usaria, não me preocupo com o que está na moda agora. Acho que a LAMA atrai mulheres que também tem um estilo forte. As peças têm acabamento mais rústico pois sou eu mesma que faço manualmente, mas ao mesmo tempo são femininas – é uma combinação do meu gosto e que muitas pessoas acabam se identificando.

Você também está gravando um novo programa para o canal E!. Do que se trata?
É um programa que fala de moda e música, como um influencia o outro, cheio de entrevistas com gente legal. Será um conteúdo super único. Pronto, só isso que posso contar, por enquanto.

carla-lamarca-joais-lama-handmade-3

 

Populares