tendência

Festa dos vivos! Uma seleção de makes 100% mexicanos pro verão

Por Renata Brosina -

Mesmo para as menos aficcionadas por produtos de beleza, viajar para o exterior é sempre uma boa desculpa para renovar alguns itens da nécessaire – nem que seja uma máscara para cílios ou um lip balm poderoso que custa menos de dois dígitos de dólar.

Se o destino for a Europa ou os Estados Unidos, há uma série de marcas hypadas disputando a preferência na wishlist, porque, afinal, algumas ainda valem o investimento mesmo na conversão para o real.

Mas e se você estiver de malas prontas para terras mexicanas, vale cair na mesmice?Apesar de o país não ser referência em cosméticos, tinha curiosidade em conhecer.

Entrar em pequenas lojas e farmácias sempre foi um dos meus principais prazeres durante as viagens. Na Cidade do México não foi diferente. Principalmente porque saí do Brasil sem maquiagem e cremes – um drama digno de novela mexicana.

paipai-mexico-maquiagem-2Pai Pai, por Guillermo Huerta

Dois dias após a minha chegada, sem querer, encontrei o ouro do tesouro. Durante a minha visita a uma exposição no Museo Frida Kahlo, conversando com a curadora, elogiei a cor do esmalte que usava.

Simpática, ela disse que a marca se chamava Pitahia, uma empresa originária da cidade onde tinha nascido [Guadalajara], que trabalhava com fórmulas livres de ingredientes químicos.

Aproveitando o papo, ainda descolei alguns outros nomes interessantes, como a Pai Pai, de batons com embalagens assinadas por artistas locais, e a Ere Pérez, especializada em maquiagem vegana e embalagens biodegradáveis. Apesar de ter nascido na Austrália, mais de dez anos atrás, atualmente boa parte da sua produção é feita em terras mexicanas.

Abaixo, selecionei as três boas descobertas, que não perdem em qualidade para gigantes globais dos cosméticos.

O ponto negativo: ainda não estão à venda por aqui.

Pitahia
A cartela de cores sempre traz a alegria da cultura mexicana. Os esmaltes ainda têm longa duração – e nada de agentes químicos!
pitahia.com
pitahia-mexico-maquiagem-2

Ere Pérez
Além de não fazer testes em animais e usar matéria-prima natural, os produtos da Ere Pérez têm boa fixação. Experimente as linhas de lip balm e pó de arroz.
ereperez.mx
ereperez-mexico-maquiagem

Pai Pai
A marca tem inspiração no amor ao México e traz sempre um artista nacional para desenvolver as embalagens das coleções, que são sempre muito coloridas! Esta aqui é assinada por Guillermo Huerta.
paipai.mx
paipai-mexico-maquiagem