moda

Uma canga para usar na cabeça, no pulso, na cintura… Conheça a +55Canga

Por Ricardo Moreno -

Canga
substantivo feminino ( 1982)vest.
retângulo ou triângulo de tecido que se enrola geralmente da cintura para baixo, por cima da roupa de banho; saída de praia

Etimologia
deriva de tanga

Uma marca 100% brasileira para um produto 100% brasileiro. A proposta da recém-nascida +55 Canga, das sócias Camilla Proença e Bruna Rezende, é reinventar a canga, esse pedaço de pano onipresente nas praias do Brasil.

E esta aí um dos desafios da marca: mostrar para o resto do país e do mundo que a canga pode ser cool, leve, elegante e, não necessariamente, restrita areia e ao mar.

Porque não usá-las também como bandana, como cinto, no pulso, na canela, como bolsa ou como um top?

“A idéia é ter estampas brasileiras e de bom gosto, mas que fujam dos temas turísticos e batidos”, diz Camilla. “Dá pra ser brasileiro sem cair no clichê. Queremos trazer uma brasilidade com um toque de sofisticação, o Brasil de Oscar Niemeyer, de Bebel Gilberto, de Inhotim”.

55canga-655canga-0

O acrônimo +55 da marca refere-se ao código telefônico do Brasil para chamadas feitas de fora do país.

Apesar de jovem, a +55Canga já faz certo sucesso. Em julho, durante o Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Camilla e Bruna venderam mais de 200 unidades de uma edição limitada, criada especialmente para o evento com estampas de páginas de livros. Eram comercializadas numa bike batizada de bici-tendinha, que ficava em frente Livraria das Marés.

Uma foto publicada por +55Canga (@55canga) em :Jul 2, 2015 às 12:08

55canga-7

Em dezembro eles estarão em Miami, durante a Art Basel, numa parceria com a artista plástica Carmem Gusmão, que terá algumas de suas obras estampadas no tecido.

Atualmente são cinco estampas supertropicais, uma mais linda que a outra. Elas têm 90 x 140 cm de tamanho e são feitas 100% em viscose de base natural de algodão. Tudo produzido no Brasil: desde a tecelagem e estamparia, passando por costura, acabamento e design. Custa R$ 80 cada.

55canga-9

“Queremos que a +55Canga seja um acessório indispensável na vida de todo mundo, e que esteja presente como coadjuvante em momentos de celebração e descontração”, conta Camilla.

Por enquanto você pode comprar os produtos na lojinha online deles (55canga.com e ficar de olho por onde anda a bici-tendinha da marca.

Facebook
facebook.com/55canga

Instagram
@55canga