Destinos

Tropicalia: uma pop-up store global que celebra a cultura brasileira

Por - 19/06/2017

Inspirada pelos encantos das múltiplas referências culturais contemporâneas, a TROPICALIA é o projeto em forma de pop-up store global criada pela carioca Joy Fagundes, que depois de concluir um mestrado em sociologia, decidiu viajar o mundo em busca de novas peças e novas histórias para compor uma curadoria única para sua nova a loja, que desde 2015 reveza as atividades entre Milão, Berlim e Paris.

A ideia da socióloga é fazer da TROPICALIA um hub temporário de achados que reflitam a identidade e cultura de seus locais de origem. As coleções de outono-inverno, por exemplo, são frutos de uma compilação de peças de designers de Nova York, Berlim, Milão, Dublin, Moscou, Paris, Budapeste, além de novas marcas da Bélgica, do Panamá, da Polônia, da Finlândia e da Hungria. Já a curadoria de verão é focada especialmente em produtos de novos criadores do Brasil, além de alguns achados da Colômbia e de Burkina Faso, na África.

Este ano, a TROPICALIA firmou uma parceria com o SEBRAE-RJ e com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro para dar espaço aos criadores e empreendedores brasileiros e, já neste final de semana, a loja abre suas portas em Berlim para a chegada do verão com a participação da marca carioca Turbante-se, em uma tarde dedicada à um workshop de turbantes, em que a designer Thais Muniz vai contar história do acessório na cultura afro-brasileira, além de ensinar várias amarrações cheias de estilo.

TROPICALIA:
Proskauer Straße 4, 10247 Berlim

Populares