Destinos

10 programas pra curtir o verão sem gastar um tostão em Rotterdam

Por - 2/08/2017

Ilustrações: Guilherme Abuchahla

Rotterdam acabou virando a prima menos atrativa de Amsterdam, com seus canais, casas medievais e inclinação para as drogas e o sexo. O que poucos sabem é que Rotterdam se reconstruiu das cinzas depois da Segunda Guerra Mundial em poucos anos e se transformou num centro de arquitetura experimental, culinária internacional e no berço holandês do understated cool. Enquanto Amsterdam frita no verão com hordas de turistas tirando seus selfies apinhados nos canais medievais, os moradores de Rotterdam e os poucos turistas mais bem-informados se esbaldam em excelentes cafés à brisa do rio Maas e escapam para as praias mais concorridas da região. Rotterdam fica a menos de 1 hora de viagem de trem de Amsterdam. Os trens saem a cada 15 minutos e custam em média 15 euros.

Abaixo, listamos algumas aventuras totalmente grátis para você curtir o verão sem gastar um tostão.

SS Rotterdam
Um barco ao estilo do Titanic, construído nos anos 1950, agora aberto para visitação. Dê uma olhada nos quartos suntuosos e pare para tomar um drink no Ocean Bar, com a vista da cidade aos seus pés.
ssrotterdam.com
3e Katendrechtse Hoofd 25, 3072 AM Rotterdam


Hotel New York
Nosso lugar favorito na Kop Van Zuid. O Hotel New York é um dos exemplos art nouveau mais refinados da cidade. Antigo escritório central da Holland America Line, hoje abriga grupos de jovens sentados em seu magnífico e largo terraço. A idéia aqui é trazer amigos, um bom livro, alguns drinks, e ficar refastelado admirando a vida passar.
hotelnewyork.com
Koninginnenhoofd 1, 3072 AD Rotterdam

Kubuswoningen
As casinhas amarelas em formato cúbico viraram um dos cartões postais da cidade. Foram idealizadas pelo arquiteto Piet Blom, que tentou criar um espaço residencial que afetasse pouco o nível da rua, ficando suspenso por colunas.
Overblaak 70, 3011 MH Rotterdam


Kinderdijk
Pense naquelas casinhas de madeira e seus moinhos de vento. Pequenas pontes sobre pôlderes e microcanais. Vacas pastando ao fundo. Lembra disso? Então, é aqui. Felizmente, a beleza do local não foi completamente invadida por turistas e fica a menos de 30 minutos de um confortável ferry chamado Waterbus que você pega no centro de Rotterdam. O ferry é pago, mas o resto é free.
kinderdijk.com

Markthal
Mercadões sempre fazem sucesso pelo mundo, e Rotterdam acabou de construir um dos mais interessantes. O prédio é em forma de U de ponta-cabeça, com um pavilhão central com um mural imenso de Arno Coenen, que acabou se transformando na maior obra de arte do mundo. Falando em comidas, aqui você encontra tudo o que há de melhor na culinária holandesa e mundial, de pequenos produtores até o badalado restaurante italiano do Jamie Oliver.
markthalrotterdam.nl
Dominee Jan Scharpstraat 298, 3011 GZ Rotterdam


Museumhaven
Num dia mais chuvoso, aproveite para visitar o maior e mais antigo museu marítimo da Holanda. Uma das partes mais interessante é entender como o porto de Rotterdam foi se transformando através dos anos, das guerras e das inovações tecnológicas até se tornar o maior porto da Europa.
maritiemmuseum.nl
Leuvehaven 1, 3011 EA Rotterdam


Beeldenroute Westersingel
Agora, se o dia estiver lindo, não se enfurne dentro de um museu, pois a arte em Rotterdam também está nas ruas. Um dos melhores programas é passear pela Westersingel, uma avenida longa e totalmente arborizada que contém dezenas de peças de arte públicas e esculturas de Pablo Picasso, Joep van Lieshout, Henry Moore, Paul McCartney, Elmgreen & Dragset e outros.
sculptureinternationalrotterdam.nl
Westersingel 1 3012 JW Rotterdam

Erasmusbrug
A ponte é o foco central da cidade, ligando o centro às novas áreas ao sul. Vale cruzá-la a pé para admirar o vaivém dos barcos em direção a Kop Van Zuid, uma área recentemente restaurada que abriga restaurantes, museus e hotéis.
3011 BN Rotterdam


De Luchtsingel
Uma ponte amarelo-fluo suspensa de 350 metros de comprimento – apenas para pedestres – liga Schieblock, uma das novas áreas mais criativas da cidade, com a estação Hofplein, hoje convertida num espaço com incríveis restaurantes, lojas, e casa de jazz.
luchtsingel.org
Luchtsingel, 3032 Rotterdam


Praia de Scheveningen
Quando o calor bates de verdade, vá à praia. A praia de Scheveningen é parecida com aquelas do sul do Brasil: longa, com bastante vento e uma água não exatamente transparente. A boa notícia é que está quase sempre vazia e a água é extremamente limpa. O mais interessante é um complexo de diversões e restaurantes construídos num pier gigante que fica no centro da praia.
denhaag.com/en/scheveningen

Two Free Guys é um projeto de viagens do casal mais viajador e pão-duro do Brasil, André Matarazzo e Guilherme Abuchahla. Eles já percorreram mais da metade dos países do mundo sem gastar quase nada, sempre atrás dos melhores programas grátis.  Aqui no The Summer Hunter eles compartilham com a gente as melhores dicas do mundo para curtir o verão sem gastar um tostão.

Populares