Vibes

Cansaço? Pode ser jetlag social

Por
Adriana Setti
true

Estudos descobriram que o desalinhamento entre o seu relógio biológico e o corre do dia a dia pode impactar a saúde de várias formas.

Principalmente no começo da semana, você já acorda sentindo cansaço e leva um tempo até conseguir engrenar nos afazeres do dia. A cabeça está meio pesada e parece que rola uma “neblina” cerebral, dificultando o raciocínio. A sensação é quase a de uma ressaca, mas você nem bebeu. Talvez seja jetlag social.

Natural x imposto

Cansaço? Pode ser jetlag social

Cunhado recentemente, o termo jetlag social se refere ao descompasso entre o nosso relógio biológico (ritmo circadiano) e o nosso relógio social (hora local, compromissos). Ele geralmente se expressa na diferença entre o padrão de sono que adotamos nos fins de semana e durante os dias de trabalho. Ou seja, se você dorme e acorda cedo de domingo a quinta — às custas de muito despertador e disciplina —, mas vira noite sexta e sábado, pode realmente ter uma sensação semelhante ao jetlag de viagem, que aparece quando mudamos abruptamente de fuso horário.

Vida loka

O termo foi inspirado em um estudo que conseguiu demonstrar que as pessoas que dormem em horários diferentes durante a semana de trabalho e nos fins de semana tendem a consumir mais tabaco, cafeína e álcool do que as que têm padrões de sono regulares. E esse é apenas um dos impactos que o jetlag social pode ter na nossa saúde.

Dormir é fundamental

O sono é tão fundamental pro bem-estar físico e mental quanto a boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos. E vários estudos já conseguiram demonstrar que, a longo prazo, o impacto do jetlag social sobre a saúde é semelhante ao da privação crônica de sono. Quem vive sistematicamente com um padrão irregular de sono tem maior risco de desenvolver várias doenças. Entre elas, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2, depressão e disfunção metabólica.

Até nas entranhas

Cansaço? Pode ser jetlag social

Um novo estudo do King’s College, no Reino Unido, descobriu que hábitos erráticos de sono também afetam o intestino. Uma mera alteração de 90 minutos na média durante a semana foi relacionada com níveis mais baixos de bactérias saudáveis ​​no trato digestivo — consequência semelhante à de uma alimentação inadequada.

Como se safar do jetlag social?

Uma vez que pouquíssimas pessoas têm o privilégio de seguir o seu relógio biológico no que se refere ao sono, o jeito é se esforçar pra manter padrões consistentes durante a semana de trabalho e no fim de semana, mesmo que isso signifique acordar mais cedo do que o desejado no sabadão.

abandono-pagina
No Thanks