Todo mundo precisa de educação financeira se não quiser passar perrengue com grana agora e no futuro.
Se você enxerga o mundo dos investimentos como uma galáxia distante, ou acha que ainda é jovem demais pra planejar o futuro, pense: dinheiro tem tudo a ver com bem-estar e liberdade, em todos os sentidos. Além de bancar seus boletos e rolês, ter uma reserva permite pular fora de job lixo, mudar de carreira, sair de casa… Bora falar sobre educação financeira?

Autocuidado real
Academia, skincare, terapia: educação financeira ajuda a bancar tudo isso e ainda faz você dormir em paz. Podcasts, cursos on-line gratuitos e influenciadores dos mais variados perfis podem ser fontes descomplicadas de informação.

Papo reto: falar sobre dinheiro não pode ser tabu, seja entre amigos e familiares, seja em um relacionamento amoroso.

Investir é pra todo mundo!
O primeiro passo é definir quanto vai guardar por mês — nem que seja R$ 10! —, entender cada produto e escolher o que combina com o seu perfil. CDB e Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos, Poupança etc: até os apps dos próprios bancos trazem informações didáticas. É mais simples do que parece. Basta ter paciência pra estudar e aprender.

Proteção extra
Investir em um seguro de vida resgatável ou contratar um plano de previdência privada são outras formas de conseguir manter a disciplina pra economizar em doses homeopáticas, planejar o futuro e lidar com imprevistos.

Quer proteger o seu dinheiro e assegurar o seu futuro?
A Fundación MAPFRE tá nessa, ajudando a galera a ficar craque nas finanças!