Vibes

A curiosa história das piscinas no Brasil

Por
Adriana Setti
true

Mergulhe na linha do tempo das piscinas no Brasil, esses desejados tanques de água, que esfriam a cabeça da humanidade há milhares de ano.

Egípcios, gregos e romanos já utilizavam piscinas e banhos públicos na Antiguidade, pra fins higiênicos, sociais, esportivos e sociais. Mas foi no século 19 que as piscinas como conhecemos hoje se popularizaram mundo afora, no embalo das competições de natação — o primeiro campeonato mundial rolou em 1858, na Austrália.

E no Brasil?

Imagem de um cartão postal com uma casa de madeira com macesso ao rio, com várioas coisas escritas à mão em alemão

Por aqui, a piscina — ou quase isso… — mais antiga da qual se tem registro foi construída em 1885 pela Sociedade de Ginástica de Porto Alegre, fundada por imigrantes alemães. A Badeanstalt (“casa de banho”) era um cercado que aproveitava as águas do Guaíba, na capital do Rio Grande do Sul.

Já em 1922…

Uma mulher de maiô pulando no  Quadrado da Urca, nas águas da Baía de Guanabara
Quadrado da Urca

O Quadrado da Urca, nas águas da Baía de Guanabara, foi inaugurado pra abrigar as competições de natação, saltos e polo aquático dos jogos que aconteceram junto com a Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922, no Rio de Janeiro.

Longe do mar, em pleno crescimento, SP se vira com água doce e azulejo:

A curiosa história das piscinas no Brasil
Cochos flutuantes no rio Pinheiros em 1921 | Foto: Clube Pinheiros

1926 – Inauguração da piscina do Clube Paulistano.

1933 – Abertura da piscina do Germânia, atual Clube Pinheiros.

A curiosa história das piscinas no Brasil
Foto: Vila Itororó

“Um churrasco para celebrar o primeiro teste da piscina de natação com a presença de distintas famílias de nossa elite social.”

Em 1929, a Folha da Manhã noticiou a inauguração da primeira piscina em residência privada de SP, posteriormente alugada ao ao clube Éden Liberdade, na Vila Itororó, que hoje é um centro cultural na Bela Vista.

“Essas piscinas eram grandes salões de visitas, centros de encontro entre gente do teatro, da música, da dança, das artes visuais. Uma forma de ostentar a modernidade, com uma sociabilidade mais descontraída, que passava pelo corpo em trajes de banho.”

José Lira, arquiteto e professor da FAU-USP, à Folha de S.Paulo, sobre as piscinas das casas do arquiteto Gregori Warchavchik e do artista Flávio de Carvalho nos anos 1930

No rooftop do RJ

A curiosa história das piscinas no Brasil
Foto: Edifício Raposo Lopes

Hoje desativada, uma das piscinas mais impressionantes e antigas do Brasil fica no Edifício Raposo Lopes, o “Raposão”, em estilo art déco, no bairro de Santa Teresa. Construída na década de 1930 pelo empresário que dá nome ao prédio, paira sobre colunas de concreto, revelando uma vista surreal da cidade.

50 metros

Foto: Clube de Regatas Guanabara

Qual foi a primeira piscina olímpica do Brasil? Data de 13 de janeiro de 1935 e fica no Clube de Regatas Guanabara, em Botafogo. Uma curiosidade: na época, ela estava à beira da Baía de Guanabara, mas acabou afastada da água com o alargamento do acesso ao aterro, nos anos 1960.

Crédito imagem de abre: Clube Pinheiros

abandono-pagina
No Thanks