Inspiração

Um retrato da humanidade: assista ao emocionante documentário “Human”

Por - 23/09/2015

Quem é você? Até onde quer chegar? A pergunta, que poderia ser o mote de alguma campanha de publicidade global é, na verdade, a questão que surgiu na vida do fotógrafo, jornalista, documentarista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand numa situação atípica.

Com trabalhos produzidos para marcas como National Geographic, documentários premiados e dezenas de livros de de imagens áreas feitas em diferentes partes do globo, foi exatamente dentro de um helicóptero que Arthus-Bertand encontrou a semente de seu novo e grandioso documentário: “Human”.

Ele se viu no meio de uma floresta no Mali depois de o helicóptero em que estava sofrer uma pane em solo. Enquanto esperava o piloto resolver a situação, conheceu um agricultor muito simples com quem, em algumas horas de conversa, se sentiu especialmente conectado. “Ele me contou, com grande dignidade, sobre o seu dia a dia, os seus desejos, medos e uma única ambição: alimentar seus filhos. Era a gênesis de “Human”, que estreou no dia 5 de setembro no Festival de Veneza e agora pode ser visto na íntegra, grátis, em três versões estendidas, aqui:

Foram mais de 2.000 entrevistas em 60 países durante 3 anos. Sã anônimos e nomes conhecidos, a exemplo do ex-presidente do Uruguai José Mujica, que dão emocionantes depoimentos sobre, afinal, o que é estar vivo.

“Inventamos uma montanha de consumo supérfluo. E o que estamos gastando é tempo de vida. Porque quando compramos algo não estamos comprando com dinheiro.  Estamos comprando com tempo de vida que tivemos que gastar para ter esse dinheiro”, diz Mujica. Veja o trecho:

“Apesar de tanta evolução, parece que ainda somos incapazes de vivermos juntos”, afirma o documentarista. “E por que, de uma geração para a outra, continuamos a cometer os mesmos erros?”.

Ainda temos tempo de encontrar a resposta.

 

Populares