cenoura & bronze

4 atividades para fazer com as crianças ao ar livre

Por Rafael Andery -

Tire as crianças da sala. E dos quartos, televisões e computadores. Durante as férias escolares, aproveite o tempo quente para levar os pequenos para fora e passar o dia ao ar livre. Passeie de bicicleta, jogue bola e suba em árvores. Já fez tudo isso e não sabe mais como entreter a criançada? Mantenha a calma e não recorra aos tablets e celulares. Reunimos quatro dicas de atividades para curtir o verão aprontando com os pequenos.

atividades-criancas-cenoura-bronze-03

Chuva surpresa

Tradição famosa no México, a piñata é uma brincadeira onde um objeto é preenchido com doces ou brinquedos e então pendurado no teto para que uma pessoa vendada tente quebrá-lo com um bastão. A versão de verão do jogo é barata, fácil de fazer, refrescante e não contém açúcares. Basta encher bexigas com água e pendurá-las com um barbante em uma árvore. Um galho ou um cabo de vassoura servem como bastão para as crianças tentarem explodi-las com os olhos cobertos. Quanto mais gente jogar, mais emocionante fica a brincadeira.

meulugaraosol


atividades-criancas-cenoura-bronze-04

Arte natural

Um pouco de guache e uma cartolina branca podem entreter uma criança por horas, mas também fazem um bocado de sujeira. Por que não levar a diversão para fora de casa? Em um parque ou mesmo na rua, as plantas, folhas e flores encontradas pelo caminho podem ser usadas como carimbos, dando texturas e formas à pintura. Além da diversão, a atividade também favorece a criatividade e a coordenação dos pequenos.


atividades-criancas-cenoura-bronze-01

O céu não é o limite

Brincadeira mais velha não há. A pipa foi inventada há milhares de anos na China, mas empiná-la se tornou praticamente uma instituição brasileira – até o pintor Cândido Portinari pintava temas com ela. Além disso, construir uma pipa com seu filho pode fazê-lo se sentir um engenheiro usando apenas papel de seda, varetas de bambu, fita adesiva e uma tesoura sem ponta. Escolha uma praça com um campo aberto, prepare a rabiola e torça para o vento ajudar a levar o brinquedo às alturas


atividades-criancas-cenoura-bronze-02

Quanto maior, melhor

O principal cuidado aqui é para que o adulto não monopolize a brincadeira. Fazer bolhas de sabão gigantes requer poucos ingredientes e é hipnotizante. A solução deve ser preparada antes de sair de casa. Basta misturar três partes de água, duas partes de detergente e uma de xarope de milho, que pode ser substituído por açúcar. Com dois palitos de churrasco e barbante é possível fazer uma varinha que, molhada no líquido e colocada contra o vento ou sacudida com as mãos, faz bolhas de sabão lindas – e enormes.