cenoura & bronze

5 blocos para curtir o Carnaval de rua pelo Brasil

Por Rafael Andery -

A cada ano que passa o Carnaval de rua vem ganhando mais entusiastas por todo o país. Com isso, também vem crescendo o número de blocos que desfilam pelas ruas durante os quatro dias de folia. Para não se perder no meio da imensidão de opções, separamos 5 blocos imperdíveis para você curtir a festa em Olinda, São Paulo, São Luiz do Paraitinga, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, cidades que tradicionalmente arrastam multidões atrás dos músicos ou dos carros de som. De cultura popular de raiz à referencias pop hollywoodianas, não falta diversidade e criatividade na hora de botar o bloco na rua.

blocos-carnaval-terreirada.credito.reproducao-facebook-oficial-11.20.40
Reprodução Facebook Oficial

01

Terreirada Cearense – Rio de Janeiro (RJ)

Se você estiver em dúvida entre o Carnaval do Nordeste e o do Rio de Janeiro, o Terreirada Cearense talvez seja a resposta para sua angústia. O bloco mais nordestino entre os cariocas é comandado pelo cantor cearense Geraldo Júnior e celebra a cultura popular da região do Cariri (CE). Usando roupas que remetem à festa da Folia de Reis, os integrantes do bloco botam o povo para dançar com muito forró e clássicos da MPB.
Quando: sábado (10/02), 12h
Onde: Parque Quinta da Boa Vista


blocos-carnaval-sao-luiz-paraitinga
Divulgação

02

Juca Teles – São Luiz do Paraitinga (SP)

O bloco Juca Teles é o responsável por inaugurar oficialmente o tradicional Carnaval da pequena cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo. No sábado pela manhã, o bloco homenageia o poeta Benedito de Souza Pinto, figura folclórica da cena cultural local, falecido em 1962. Em 2016, o Juca Teles atraiu cerca de 30 mil pessoas, número três vezes maior do que a população da cidade onde desfila suas marchinhas.
Quando: sábado (10/02), 12h
Onde: Centro Histórico

meulugaraosol


Evane Manço/Prefeitura de Olinda

03

Enquanto Isso na Sala de Justiça – Olinda (PE)

O Capitão América mostra samba no pé e o Super-Homem não perde o rebolado neste que é um dos mais famosos blocos de Olinda. Saindo logo cedo no domingo de Carnaval, o bloco reúne foliões fantasiados de super-heróis e se concentra no Alto da Sé, um dos pontos mais bonitos da cidade pernambucana. E depois é só ladeira abaixo, literalmente, enquanto o Enquanto Isso na Sala de Justiça se desloca pelas ruas de Olinda.
Quando: domingo (11/02), 10h
Onde: Alto da Sé


blocos-carnaval-baianas-ozadas.-Reproduc-a-o
Reprodução

04

Baianas Ozadas – Belo Horizonte (MG)

Parece Salvador, mas é Belo Horizonte. Se não fosse a ausência do mar ficaria até difícil de perceber. Um dos maiores blocos da capital mineira reuniu cerca de 500 mil pessoas no ano passado. O Baianas Ozadas leva às ruas da capital mineira foliões fantasiados com as tradicionais roupas das baianas. Este ano, o bloco homenageará o cantor e compositor baiano Carlinhos Brown.
Quando: segunda-feira (12/02), 9h
Onde: Avenida Afonso Pena, 1394


blocos-carnaval-cerca-frango-Reproduc-a-o
Reprodução

05

Acadêmicos da Cerca Frango – São Paulo (SP)

Para aqueles que ainda têm fôlego guardado para o último dia de Carnaval, o Acadêmicos da Cerca Frango não dá trégua à folia paulistana. O bloco, que surgiu em 2013 de um grupo de amigos que se reunia todas as terças-feiras para beber cerveja, entoa marchinhas e clássicos carnavalescos em animados desfiles pelo bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo (SP).
Quando: terça (13/02), 12h
Onde: Rua Aimberê, 1146