diversão & arte

Cássio Leitão: verões que motivaram uma viagem e tanto

Por The Summer Hunter Staff -

Estar no verão austral (janeiro), em Ushuaia, e no verão boreal (julho), no Alaska, foi um dos desafios impostos pelo artista plástico, designer gráfico e fotógrafo paulistano Cássio Leitão quando resolveu tirar um ano sabático em 2010.

Ele interrompeu todas suas atividades para realizar uma viagem de carro pelas três Américas na companhia da esposa e dos dois filhos, na época com 3 e 10 anos de idade: foram 17 países, num total de67.700 Km percorridos em 408 dias de um extremo ao outro das Américas.

cassio-leitao-conectearte-4

cassio-leitao-conectearte-3

Uma experiência inesquecível, mesmo que bem diferente da estação torrencial a qual estamos acostumados no Brasil. Um verão com pinguins, literalmente.

Até hoje está no ar o blog que relata o dia a dia dessa aventura. Viagem feita, Cassio voltou São Paulo e retomou suas atividades em seu estúdio. Nem todo mundo sabe, mas foi de sua prancheta que, emtrês décadas dedicado ao design gráfico e publicidade, nasceram algumas das logomarcasmais conhecidas do país, a exemplo da Hang Loose, da O2 Filmes, da Triton, da gravadora Trama e do UOL, entre outras.

cassio-leitao-conectearte-hangloose

No começo dos anos 90 foi diretor de arte de agências como a DM9 e a Almap/BBDO, fez parcerias com outros designers como Rafic Farah, Ricardo van Steen e Ucho Carvalho, além de criar diversos projetos gráficos. O mais recente foi o da revista dedicada s artes plásticas Select.

Hoje, o artista se divide entre as artes visuais, gráficas e fotografia, sendo atualmente a pintura sua principal atividade, embora tenha começado a pintar ainda na faculdade na década de 1980.

![cassio-leitao-conectearte-obra-3](/content/images/2015/12/cassio-leitao-conectearte-obra-3.jpg)Etanol, 2014, acrílica sobre madeira
![cassio-leitao-conectearte-obra-2](/content/images/2015/12/cassio-leitao-conectearte-obra-2.jpg)Trabalho de Inverno, 2014, acrílica sobre madeira
Formado em comunicação visual na FAAP, em São Paulo, o design gráfico apareceu na vida de Cassio como uma oportunidade profissional que, com o tempo, foi fazendo com que a pintura fosse sendo deixada de lado.

cassio-leitao-conectearte-2

Mas só até 2011, pois desde então ele se dedica integralmente a ela. Em 2015 já exibiu trabalhos na Itália e em vário estados dos Brasil. Inclusive estáem cartaz no Museu de Artes de Blumenau (MAB), em Santa Catarina, até fevereiro do ano que vem.

Conheça mais sobre o artista no www.conectearte.com.br