Aperol Endless Summer

Nosso guia Aperol para um verão vibrante em São Paulo

Por - 31/10/2017

Esqueça os guias de viagem tradicionais. O melhor de São Paulo está escondido nos terraços dos prédios, nas lojas de rua, atrás do balcão dos bares e cafés e nas receitas preparadas nas cozinhas dessa cidade que nunca para. São tantas as novidades que desembarcam por lá que a cada dia há uma nova esquina para explorar. Não há lugar melhor para conhecer em primeira mão as tendências que vão bombar nessa e na próxima estação. Mas o que nunca sai de moda no calor do verão paulistano é brindar à vida com os amigos tomando um Aperol Spritz no fim da tarde. A cidade está cheia de lugares gostosos e inusitados, perfeitos para esse e outros tantos momentos incríveis. Vamos lá?

01.
Café da manhã orgânico na Quitandoca
Todos os domingos, o espaço do bar Pitico abre as portas às 9 horas para servir um café da manhã orgânico (R$ 40). Em uma grande mesa de madeira são dispostos bolos, pães, pastinhas, queijos, frutas e sucos preparados com ingredientes produzidos por agricultores do Vale do Ribeira. Os visitantes se acomodam em cadeiras de praia espalhadas pela casa para experimentar as 50 receitas servidas até às 13h.
Rua Guaicuí, 53, Pinheiros
facebook.com/quitandocapitico


02.
Tour de bicicleta pela cidade
No final de semana, quando o movimento dos carros diminui, entram em cena as bicicletas do projeto Bike Tour SP. Basta se inscrever pelo site para participar de uma das seis rotas organizadas pelo projeto. No sábado, há passeios pelo centro novo, Parque do Ibirapuera e pela avenida Faria Lima. O centro antigo, o bairro da Vila Madalena e a avenida Paulista são as opções do domingo.
biketoursp.com.br

Foto Thays Bittar

03.
Almoço no Mercado Municipal de Pinheiros
Desde a década de 70 bancas vendem frutas, verduras e carnes no prédio próximo ao Largo da Batata. Mas foi só em 2012, quando os chefs Alex Atala, Rodrigo Oliveira e Checho Gonzales passaram a organizar edições de uma feira gastronômica, que o mercado entrou na cena gastronômica paulistana. Rodrigo levou para lá uma unidade de seu restaurante, o Mocotó, Checho abriu a Comedoria Gonzales (fotos) e Atala montou uma loja do Instituto ATÁ. Além de várias opções para o almoço, o mercado reúne produtores vendendo queijos, castanhas e outras delícias para levar para casa.
Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros


04.
Visita ao FLO Atelier Botânico
Floricultura está longe de definir esse espaço que vende arranjos exuberantes, vasos assinados por designers, terrários e os mais diferentes tipos de plantas. Instalado no edifício Pop XYZ, assinado pela Triptyque Architecture, o FLO é também um espaço de convivência, com um jardim nos fundos onde são servidos cafés, drinks e vinhos, além de saladas e quiches. A loja também recebe eventos e workshops ligados ao universo das plantas.
Rua Delfina, 115, Vila Madalena
atelierbotanico.com

05.
Compras em Pinheiros
As ruas Mateus Grou e Artur de Azevedo reúnem algumas das lojas mais inspiradoras da cidade. Endereços de design, decoração, móveis e roupas se espalham pelos quarteirões de Pinheiros. Na Casa Diária (R. Artur de Azevedo, 1315, acima), a curadoria dos produtos é feita pensando na leveza de um dia de férias e há acessórios, velas, revistas e coisas para a casa de várias marcas diferentes. Ali perto, a Galeria Nacional (R. Mateus Grou, 540, abaixo) vende as criações mais bacanas de artistas e designers brasileiros.

Fotos Alex Batista

06.
Cafés especiais no Takko Café
A seleção dos grãos que figuram no enxuto menu de cafés é feita cuidadosamente pelos sócios Flávio Seixlack e Rodolfo Herrera, que buscam pequenos produtores de fazendas de vários estados do país. Além da versão coada, os cafés podem ser filtrados na V60 e na Aeropress. Dois anos depois de abrir as portas, o Takko ganhou em setembro uma nova unidade na Rua Fidalga, na Vila Madalena.
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 379, Vila Buarque
facebook.com/takkocafesp

Fotos César Ovalle

07.
Aperol Spritz no Goela Bar
As mesas em forma de tonel dispostas ao ar livre são o cenário perfeito para tomar um Aperol Spritz no fim da tarde. Da cozinha saem petiscos como as empanadas e versões de chili que levam carne ou cogumelos. Inaugurado em junho, o bar também recebe rodas de chorinho e festas ao ritmo de cumbia.
Rua Belmiro Braga, 120, Vila Madalena
facebook.com/GoelaBar

Fotos: Johnny Macedo

08.
Poesia na Balsa
A casa de encontros montada nos últimos andares de um prédio no centro de São Paulo não tem programação fixa, mas abre as portas todas as quintas-feiras para um happy hour no terraço com vista para a cidade. Uma vez por mês, o bar-que-não-é-bar, como eles se definem, promove a noite Trovadores do Miocárdio. O pequeno salão é tomado por música, crônicas e poesias quando artistas como Junio Barreto, Fausto Fawcett, Bárbara Eugênia e Pélico assumem o microfone para refletir sobre amores e paixões.
Rua Capitão Salomão, 26, República
facebook.com/balsa26

09.
Hospedagem no Guest Urban
Quem caminha pela rua Lisboa, em Pinheiros, mal percebe que uma de suas casas abriga um hotel. Instalado em um sobrado da década de 60, o Guest Urban manteve detalhes da antiga construção, como as paredes com tijolos aparentes espalhadas pela sala e nas 14 suítes. Quem quiser se arriscar a explorar a cidade sobre duas rodas pode escolher uma das bicicletas disponíveis para aluguel.
Rua Lisboa, 493, Pinheiros
guesturbansp.com.br

The Summer Hunter e Aperol se uniram para contar as histórias das pessoas e dos locais mais inspiradores do Brasil e do mundo que respiram a vibe do verão o ano todo. Aqui você confere entrevistas, guias de viagens e várias dicas para curtir durante ou fora da estação ensolarada. Acompanhe tudo na nossa página e também nos canais de Aperol, no Facebook e no Instagram (@aperolspritzbrasil). Confira ainda as playlists no perfil no Spotify: endlesssummerbr.

Populares