Vibes

Acordar cedo é pra todo mundo?

Por
Adriana Setti
true

As redes sociais estão repletas de conteúdo sobre as maravilhas de começar o dia antes do sol nascer. Será que acordar cedo é viável pra quem curte — e precisa — dormir até mais tarde?

Cada pessoa tem um ritmo biológico — ou cronotipo: algumas acordam cedo naturalmente, outras preferem dormir até mais tarde. A tendência básica do nosso ritmo circadiano é genética e não pode ser alterada. A boa notícia é que algumas práticas simples podem melhorar a relação da galera notívaga com o despertador.

ilustração de uma lua vampiresca, com os olhos semicerrados. Usado para ilustrar "acordar cedo é para todos?"

Ajustando o relógio

O primeiro passo é determinar a hora de acordar — é biologicamente mais fácil forçar o momento de despertar do que se obrigar a dormir. A meta é sair da cama todo dia exatamente na mesma hora, mesmo sentindo sono e cansaço. À medida que seu corpo se acostuma, você naturalmente começará a ir antes pra cama.

ilustração de uma lua vampiresca, com os olhos semicerrados. Usado para ilustrar "acordar cedo é para todos?"
ilustração de uma lua vampiresca, com os olhos semicerrados. Usado para ilustrar "acordar cedo é para todos?"

O corpo leva cerca de uma semana pra se adaptar a cada hora que você antecipa o momento de despertar. Acordar tarde no fim de semana interrompe o processo.

Fonte: Dr. Rafael Pelayo, professor de psiquiatria e ciências comportamentais em medicina do sono na Stanford Medicine ao The New York Times

Siga o sol

A luz solar avisa o cérebro que é hora de ir à luta. Estudos descobriram que o sol da manhã pode acelerar o ritmo circadiano, o que ajuda o corpo a se adaptar à vida matutina. Abrir a janela e se expor por alguns minutos torna o processo mais fácil. Se você conseguir dar um jeito de fazer um pouco de exercício ao ar livre logo cedo, melhor ainda. Uma simples caminhada já é uma boa maneira de dizer ao seu relógio interno que é hora de ficar esperto.

Foto: Bela Lugosi, Drácula, 1931

E se ainda estiver escuro? Lâmpadas de terapia de luz por cerca de meia podem ser úteis em casos mais extremos. Mas, pra maioria das pessoas, é mais simples tentar se expor à luz do sol logo que ele pintar no horizonte e também ao longo do dia, principalmente quando bater aquele sono fora de hora.

Pra tentar dormir mais cedo:

– Despertador avisando que está tarde.

– Fugir da luz das telas umas horas antes.

– Último café seis horas antes de dormir.

– Evitar maratonas de séries e games.

– Ler algumas páginas de um livro de papel.

– Celular longe da cama.

ilustração de uma lua vampiresca, com os olhos semicerrados, ao lado de um solzinho feliz. Usado para ilustrar "acordar cedo é para todos?"

Se, ainda assim, acordar cedíssimo for muito violento pra você, avalie a real necessidade de fazer isso. Não vale a pena começar o dia antes do sol nascer só pra provar (pra quem?) que é uma pessoa mais produtiva, ou por influência de trends de bem-estar. Se a luta com o despertador vem de problemas sérios com o sono, procure um especialista.

Crédito imagem de abre: intervenção sobre foto / Bela Lugosi, Drácula, 1931

abandono-pagina
No Thanks