Os rolês de reggae, os picos alternativos e o cenário marciano da praia que tem a lua e a estrela estampadas na falésia vermelha.
A 160 km de Fortaleza, no Ceará, Canoa Quebrada foi mais um paraíso “descoberto” pelos hippies nos anos 1970 que, já nos 1980, se tornou ponto de encontro de viajantes do mundo, com sede de festa até o amanhecer. De lá pra cá, essa praia de Aracati cresceu (até demais), mas sua alma boêmia e vibe paz e amor ainda vivem, com tudo junto e misturado aos praticantes de kitesurf e outras galeras. Veja nossas dicas pra curtir o vilarejo das falésias vermelhas.
Esportes
kitesurf / surf / bike
Natureza
praias / falésias multicoloridas / dunas
Rolês
luau / forró / buggy
Bom pra
agito / sempre verão / beijar na boca / galera
Melhor época
julho a dezembro
Lua e estrela

“Descoberto” pelos hippies nos anos 1970, o visual marciano de Canoa Quebrada chamou a atenção do resto do mundo pro litoral do Ceará e, nos anos 1980, se tornou um dos destinos mais boêmios do Nordeste. Muita coisa mudou desde então, mas o reggae segue rolando suave, a Broadway ainda concentra o agito e o inconfundível “carimbo” de lua e estrela está firme e forte, estampado na falésia.


Os passeios clássicos de Canoa são os de buggy ou quadriciclo, passando pela praia — algo bem comum no Ceará, ainda que seja polêmico. Alguns roteiros vão até as dunas com parada numa lagoa. Mas o ponto alto de qualquer viagem pela região é ir até Ponta Grossa, na direção leste, vendo falésias coloridas e outras formações rochosas que parecem de outro planeta. Quem estiver de 4X4 também pode se aventurar, sempre na maré baixa e respeitando os trechos interditados!
Em busca do sossego

As megabarracas dominam um trecho de Canoa, mas quem quer sossego também encontra seu lugar ao sol. Pra isso, basta caminhar pela praia que parece não ter fim. Quem está de carro pode explorar as praias tranquilas de Fortim, cidadezinha simpática do outro lado do rio Jaguaribe, a 30 km, ótima pra velejar de kitesurf.

Pé na areia
Se quiser fugir das megabarracas que recebem as excursões, procure a Tiki Beach. Pra quem quer se jogar no reggae até o amanhecer, todos os caminhos levam à Freedom, um ícone de Canoa, onde acontecem festas épicas e luaus.
Onde beber


> Caverna: o epicentro da vida noturna, pra dançar e interagir com os gringos.
> Bar Todo Mundo: Bom pra tomar um drink no balcão e jogar dardo.
> Regart: tem sala de jogos, música ao vivo e uma boa pizza.
Onde comer


> O Naín: comandado por nativos na vila de pescadores do Estevão (ou Esteves), prepara ótima cozinha regional.
> Sal e Mar: também no Estevão, serve frutos do mar em uma linda cabana de frente pro mar.
> Mezza Luna: tem chão de areia, decoração charmosa e boas massas. Bom pra um date..
Onde ficar


> Pousada do Toby: popular entre os gringos, tem piscina e uma vista linda.
> Vila Canoa : pra se hospedar com o pé na areia. Equipada com uma piscininha e barraca de praia, a Tiki Beach.
> Pousada Aruanã: na descida da praia, tem quartos com terraço e uma boa
> Canoa Roots Hostel: rola reggae e luau, além de ser perfeito pra conhecer gente.
Crédito imagem de abre: Amarilio Dantas / Unsplash