Places

Guarapari: praias sossegadas e refúgios pra explorar o litoral capixaba

Por
Adriana Setti
true

Banho de lagoa, trilhas, cachoeira, praias, cervejinha artesanal e, claro, a famosa moqueca: nossas dicas pra você explorar Guarapari.

À beira do rio homônimo, a 55 km de Vitória, Guarapari tem meia centena de praias e, apesar de ser o destino mais batido do litoral do Espírito Santo, ainda conserva cantinhos de sossego em sua costa recortada, que esconde enseadas minúsculas e alguns trechos preservados. Siga nossas dicas pra encontrá-los.

ESPORTES
surf / stand up paddle / mergulho / trekking

NATUREZA
praia / lagoa / cachoeira

ROLÊS
passeio de barco / caminhada / cervejinha gelada

BOM PRA
sempre verão / ver gente / cozinha do mar

MELHOR ÉPOCA
faz calor o ano todo; dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos

Tudo azul

Dicas do que fazer em Guarapari
Foto: Wallace Silva / Unsplash

Um bonito conjunto de faixas de areias levemente douradas forma o circuito da Enseada Azul, passando pelas praias deGuaibura, Peracanga e Bacutia. Ainda vale esticar até a minúscula Praia dos Padres e, depois, se jogar na moqueca capixaba e na torta de coco no icônico Gaeta ou no Cantinho do Curuca, em Meaípe.

Em busca do sossego

Parque Natural Morro da Pescaria, em Guarapari
Parque Natural Morro da Pescaria | Foto: Adrienne Baeta / Wiki Commons

Uma trilha parte da Praia dos Adventistas e passa por três enseadas preservadas até desembocar na diminuta Praia do Morcego, cercada de verde e com água esmeralda. Já a Praia do Ermitão, é um dos melhores motivos pra ir a Guarapari. Pegue a trilha no Parque Natural Morro da Pescaria e aproveite pra conhecer também a Praia Vermelha e a Prainha do Sul.

Lagoa Vermelha

Lagoa de Caraís, também conhecida como Lagoa Coca-cola, em Guarapari
Lagoa de Caraís, também conhecida como Lagoa Coca-cola | Foto: Aleonardo Merçon / Wiki Commons

No Parque Estadual Paulo César Vinha, a atração mais instagramável é a Lagoa de Caraís — ou Lagoa Coca-Cola, por sua cor escura e avermelhada, meio surreal, devido à decomposição de matéria orgânica. A trilha por dentro do parque tem 5 km ida e volta, incluindo um trecho de caminhada pela praia.

Outros rolês

Antiga Matriz de Guarapari
Foto: Tulio / Wiki Commons

O centrinho de Guarapari tem algumas construções históricas bonitas — a exemplo da Antiga Matriz, do século 16. Vale passear no fim da tarde, tomar um sorvete e espairecer nas prainhas urbanas, como a das Virtudes. Outro programa bacana é esfriar a cabeça na cachoeira de Buenos Aires. Lá perto, tome uma cerveja artesanal ao ar livre na Buena Vista.

Onde comer

Bistrô Ambrósio
Bistrô Ambrósio
Cantinho do Bacalhau
Cantinho do Bacalhau

Bistrô Ambrósio — O restaurante pra fazer aquele jantar especial da viagem, com uma orgia de frutos do mar ou carnes grelhadas. Reserve!

Cantinho do Bacalhau — Um clássico pra provar receitas de bacalhau.

Cabana Gaivotas — Prove o respeitável bolinho de aipim, com o pé na areia da Praia de Santa Mônica.

Onde ficar

Terraço Guarapari
Terraço Guarapari
Hostel Villa Virtudes
Hostel Villa Virtudes

Terraço Guarapari — Tem suítes com decoração minimalista, vistas lindas, piscina de borda infinita, jardim, sala de jogos, restaurante e bar. Também oferece day use.

Hostel Villa Virtudes — Em um sobrado simpático no centro de Guarapari, conta com quartos privados e compartilhados (misto e feminino), programação de festinhas e aulas de yoga.

Crédito imagem de abre: Vitor Jubini / MTur / Wiki Commons

abandono-pagina
No Thanks