Banho de lagoa, trilhas, cachoeira, praias, cervejinha artesanal e, claro, a famosa moqueca: nossas dicas pra você explorar Guarapari.
À beira do rio homônimo, a 55 km de Vitória, Guarapari tem meia centena de praias e, apesar de ser o destino mais batido do litoral do Espírito Santo, ainda conserva cantinhos de sossego em sua costa recortada, que esconde enseadas minúsculas e alguns trechos preservados. Siga nossas dicas pra encontrá-los.
ESPORTES
surf / stand up paddle / mergulho / trekking
NATUREZA
praia / lagoa / cachoeira
ROLÊS
passeio de barco / caminhada / cervejinha gelada
BOM PRA
sempre verão / ver gente / cozinha do mar
MELHOR ÉPOCA
faz calor o ano todo; dezembro e janeiro são os meses mais chuvosos
Tudo azul

Um bonito conjunto de faixas de areias levemente douradas forma o circuito da Enseada Azul, passando pelas praias deGuaibura, Peracanga e Bacutia. Ainda vale esticar até a minúscula Praia dos Padres e, depois, se jogar na moqueca capixaba e na torta de coco no icônico Gaeta ou no Cantinho do Curuca, em Meaípe.
Em busca do sossego

Uma trilha parte da Praia dos Adventistas e passa por três enseadas preservadas até desembocar na diminuta Praia do Morcego, cercada de verde e com água esmeralda. Já a Praia do Ermitão, é um dos melhores motivos pra ir a Guarapari. Pegue a trilha no Parque Natural Morro da Pescaria e aproveite pra conhecer também a Praia Vermelha e a Prainha do Sul.
Lagoa Vermelha

No Parque Estadual Paulo César Vinha, a atração mais instagramável é a Lagoa de Caraís — ou Lagoa Coca-Cola, por sua cor escura e avermelhada, meio surreal, devido à decomposição de matéria orgânica. A trilha por dentro do parque tem 5 km ida e volta, incluindo um trecho de caminhada pela praia.
Outros rolês

O centrinho de Guarapari tem algumas construções históricas bonitas — a exemplo da Antiga Matriz, do século 16. Vale passear no fim da tarde, tomar um sorvete e espairecer nas prainhas urbanas, como a das Virtudes. Outro programa bacana é esfriar a cabeça na cachoeira de Buenos Aires. Lá perto, tome uma cerveja artesanal ao ar livre na Buena Vista.
Onde comer


Bistrô Ambrósio — O restaurante pra fazer aquele jantar especial da viagem, com uma orgia de frutos do mar ou carnes grelhadas. Reserve!
Cantinho do Bacalhau — Um clássico pra provar receitas de bacalhau.
Cabana Gaivotas — Prove o respeitável bolinho de aipim, com o pé na areia da Praia de Santa Mônica.
Onde ficar


Terraço Guarapari — Tem suítes com decoração minimalista, vistas lindas, piscina de borda infinita, jardim, sala de jogos, restaurante e bar. Também oferece day use.
Hostel Villa Virtudes — Em um sobrado simpático no centro de Guarapari, conta com quartos privados e compartilhados (misto e feminino), programação de festinhas e aulas de yoga.
Crédito imagem de abre: Vitor Jubini / MTur / Wiki Commons